CONSEA-SP capacita os novos conselheiros em Seminário de Planejamento

Nos próximos dias 12, 13, 14 e 15 de novembro acontece no Hotel Nacional Inn Village de Ribeirão Preto o Seminário Técnico de Planejamento para os conselheiros eleitos em plenárias regionais das 29 comissões regionais de segurança alimentar nutricional sustentável (CRSANS) do interior do estado.     O objetivo é capacitar, orientar, propor cronograma de programação das atividades, oferecer um maior aprofundamento teórico-prático aos membros das CRSANS e enfatizar a importância da função e competência do conselheiro e suplente. Este evento faz parte da programação do Conselho de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável do Estado de São Paulo (CONSEA-SP), que vem desenvolvendo ações em todo estado, como as implantações das CRSANS e posteriormente a formalização das mesmas.
    Participarão os conselheiros e suplentes, representantes da sociedade civil das CRSANS, o coordenador da Executiva das CRSANS, conselheiros ou representantes das secretarias de governo do estado de São Paulo.
    Para o desenvolvimento dos trabalhos o Seminário contará com a presença de Dom Mauro Morelli, Presidente dos CONSEAs nos estados de São Paulo e Minas Gerais e promotor do Comitê Permanente de Nutrição da ONU que fará apresentação da proposta de trabalho.
    Será coordenado pelo sociólogo Edmar Gadelha, assessor técnico do Instituto Harpia Harpyia – agência de Defesa e Promoção ao Direito Humano à Alimentação e Nutrição, membro do Consea Nacional e do Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar que abordará o tema “Política de SANS e Instrumentos” a partir do contexto histórico, marco legal e avanços nas discussões de políticas públicas.
    O professor Dr. Flávio Valente relator nacional para os direitos humanos à alimentação adequada, água e terra rural, coordenador da Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos (ABRANDH), abordará o tema “Direito Humano Básico à Alimentação: do Combate à Fome, à Segurança Alimentar”.
    Para expor sobre “Os Princípios da Alimentação Sadia e Inteligente”, a Dra. Regina Miranda, nutricionista da EMATER-RS, membro do CONSEA-RS e do Consea Nacional, apresentará o trabalho de valorização da cultura alimentar local e de apoio à agricultura familiar que vem desenvolvendo no sul do país.
O ministério da saúde, representado pela Dra. Maria de Fátima Carvalho, através da coordenação geral da política de alimentação e nutrição abordará o recém lançado “Guia Alimentar para a População Brasileira”.

Assessoria de comunicação do CONSEA-SP
Marcelo Lucas
[email protected]
www.consea.sp.gov.br
11. 3105-0243/ 3115-6380/ 19. 9747-2920

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 7 =