Cáritas promove Seminário Nacional de Direitos Humanos em Brasília

De 22 a 25 de novembro, a Cáritas Brasileira, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoverá no Retiro Assunção (611 Norte), em Brasília, o Seminário Nacional de Direitos Humanos. Projetos sociais voltados para catadores, mulheres e de emergências sociais e naturais serão apresentados no seminário. Há 50 anos a entidade atua na linha de direitos humanos em projetos sociais voltados para os excluídos e excluídas da sociedade

Segundo Márcia Acioli, assessora da Cáritas, este encontro será uma oportunidade para identificar em todas as ações e projetos sociais da entidade a dimensão de direitos humanos.

A abertura oficial do evento será dia 22, às 19h30, com apresentação do filme “O Direito Achado na Rua”, do professor da Universidade de Brasília (UNB), José Geraldo de Sousa Junior.O filme relata experiências populares de criação de direitos e construção de cidadania no Brasil e foi premiado com menção honrosa pela Fundação Roberto Marinho na categoria Projeto Escola e recebeu ainda prêmio no 14ª Festival Garnicé do Maranhão em 1991. O filme é um projeto de educação à distância voltado para comissões de assessorias jurídicas populares e de direitos humanos.

No dia 23, a partir das 8h30, serão apresentadas algumas experiências da entidade em direitos humanos. Entre elas, do movimento de catadores da região metropolitana de Fortaleza que consiste numa história de luta e organização pela efetivação de políticas públicas de resíduos sólidos com inclusão da categoria. Esse projeto gerou mudanças na comunidade local com a conscientização da importância da reciclagem, colaboração na separação domiciliar do lixo e na doação do material diretamente para catador, e ainda, melhorou a imagem do catador na região.

O projeto “Geração de Renda Solidária é negócio de Mulher”, da comunidade da região de Cruzeiro do Sul, em Porto Alegre (RS), ajudou a resgatar a dignidade de mulheres vítimas de violência doméstica contribuindo para reestruturação emocional delas.

E ainda o projeto em Defesa e Proteção de Grupos em Situação de Risco voltado para 21 comunidades rurais do Piauí. Esse projeto é uma resposta de emergência e superação aos efeitos das enchentes do ano de 2004 no Estado. Além disso, a Cáritas atua no projeto Quilombo Urbano da Família Silva em Porto Alegre, com portadores de HIV-AIDS na Bahia e Sergipe e com as  populações ribeirinhas de Minas Gerais, entre outros.

Para o dia 24, às 8h30, está programada uma contextualização histórica sobre direitos humanos e uma análise dos movimentos de direitos humanos no Brasil, suas características, especificidades e agendas comuns.

No último dia do evento, 25, serão traçadas diretrizes para atuação da Cáritas em direitos humanos e assumidos compromissos para a linha de direitos da entidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cáritas Brasileira
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 6 =