Reforma agrária é tema de eventos internacionais em Porto Alegre

A cidade de Porto Alegre (RS) é sede, nesta semana, de um conjunto de atividades que pautam a discussão sobre a Reforma Agrária e os modelos de produção agrícola. De 7 e 10 de março acontece, na Pontifícia Universidade Católica (PUC), acontece II Conferência Internacional sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural (CIRADR).

Participam do evento representantes governamentais de todo o mundo, promovida pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). A I Conferência aconteceu há quase três décadas, na Itália. 

Simultaneamente à CIRADR, os movimentos sociais do campo dos cinco continentes participam do Fórum Terra, Território e Dignidade, organizado pelo Comitê Internacional de Planejamento de Organizações Sociais para a Soberania Alimentar (CIP), com o apoio da FAO. O objetivo do Fórum é apresentar princípios e recomendações sobre como deve ser uma nova reforma agrária genuína e integral, baseada na soberania alimentar e nos direitos humanos.

Entre os temas em debate estão a denúncia das políticas excludentes exercidas pelos governos e o agronegócio, assim como a entrada das empresas multinacionais nos países pobres e a privatização de bens naturais da humanidade como a terra, biodiversidade e a água.

“A idéia é construir uma proposta de continuidade da luta articulada por um novo modelo de desenvolvimento baseado na sustentabilidade e na desconcentração da posse da terra”, afirmou o coordenador do Programa de Convivência com o Semi-Árido da Cáritas e delegado ao Fórum, Luiz Cláudio Mandela. O relatório final do Fórum será apresentado à Conferência da ONU.  Segundo dados da FAO, atualmente 852 milhões de pessoas passam fome no mundo, sendo que três quartos deste total vivem em zonas rurais e dependem da agricultura para sobreviver.

Oficina – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Cáritas Brasileira e a Via Campesina, realiza a Oficina sobre Segurança Alimentar em Acampamentos e Pré-Assentamentos de Reforma Agrária, no dia 9, das 14h30 às 17h30, na PUC/RS.

Essa atividade integra a programação do Fórum Terra, Território e Dignidade. Serão debatidas as experiências e as lições aprendidas na execução dos projetos de Segurança Alimentar em Acampamentos e Pré-Assentamentos de Reforma Agrária nas regiões do semi-árido, cerrado e agreste brasileira. O objetivo é levantar as potencialidades dos projetos e os desafios na sua consolidação como uma política pública de Estado. A Cáritas Brasileira vai apresentar as experiências em Minas Gerais, Bahia e Sergipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 7 =