Pelo passe livre

O Movimento Passe Livre (MPL) convoca a sociedade para as mobilizações durante a Semana Nacional de Luta pelo Passe Livre, entre os dias 22 e 28 de outubro. O Movimento defende um transporte público de verdade e a participação das pessoas na gestão do transporte coletivo. Nesta quinta-feira, 26, Dia Nacional de Luta pelo Passe Livre, ocorrerão manifestações em diferentes cidades brasileiras.

Em Curitiba, Estado do Paraná, por exemplo, ocorrem ações desde o domingo, 21. O MPL de Curitiba realizou a Festa da Catraca, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Cada pessoa pagou R$ 1,80 para entrar, o preço de uma passagem de ônibus coletivo. Houve mostra de vídeo e shows de bandas.

 Na segunda-feira, 23, aconteceu um debate com o professor Lafaiete Neves, autor do livro "Movimento Popular e Transporte Coletivo em Curitiba", na Reitoria da UFPR. E na terça-feira, 24, ocorreu uma mostra de vídeos com entrada franca, integrando a fase itinerante do Festival Latino-Americano da Classe Operária, também na UFPR.

 Em Florianópolis, Santa Catarina, houve mostra de vídeos sobre transportes público, na terça-feira, 24. Nesta quarta-feira, 25, haverá um debate sobre o passe livre, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e, na quinta-feira, 26, será realizada uma mostra de vídeo e manifestação nas ruas.

 Em São Paulo, no domingo, 22, o MPL São Paulo organizou o Festival Passe Livre Cultural, com o slogan "Porque cultura também não é mercadoria". O festival incluiu uma exposição de fotos da luta pelo passe livre em todo Brasil, fotos e documentos do movimento estudantil da Lapa, mostra de vídeos e shows de bandas.

Retirado do site da ADITAL, www.adital.org.br, di 25/10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 8 =