Estados programam mais de 200 atividades com a temática da alimentação

Na véspera do Dia Mundial da Alimentação, celebrado amanhã (16), governo e sociedade civil se reuniram no Seminário "Semana Mundial da Alimentação: os desafios para a segurança alimentar e nutricional e as respostas do governo brasileiro", realizado durante todo o dia de hoje (15), em Brasília.

Adital
Na véspera do Dia Mundial da Alimentação, celebrado amanhã (16), governo e sociedade civil se reuniram no Seminário "Semana Mundial da Alimentação: os desafios para a segurança alimentar e nutricional e as respostas do governo brasileiro", realizado durante todo o dia de hoje (15), em Brasília. Participaram ministros, integrantes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), presidentes dos conselhos estaduais, representantes de organismos internacionais e convidados.

Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, pela FAO e pelo Consea, o evento teve a participação dos de ministros e/ou representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (SEAP) e Ministério da Fazenda. Os debates abrangem as seguintes temáticas: Conjuntura internacional dos alimentos Organização das Nações Unidas (ONU); Respostas do Governo Brasileiro à Conjuntura dos Alimentos; Desafios na ótica das organizações e redes sociais.

A idéia é fazer uma atualização do diagnóstico que o Consea realizou em maio deste ano sobre a crise internacional. Pedimos ao governo que nos apresentasse as várias respostas que vem dando a essa questão. Cada ministério vai falar sobre suas atividades e a aí vamos debater. A nossa perspectiva é de usar esse momento para reafirmar algumas preocupações que a gente já havia manifestado em maio e que achamos ainda que elas devem ser mantidas", afirmou o presidente do Consea, Renato Maluf.

Para Maluf, as atividades realizadas durante toda essa semana se constituem em uma continuação da homenagem a Josué de Castro, que começou com a plenária do Conselho em Recife, realizado em setembro. Em diversos estados brasileiros estão programadas mais de 200 atividades com a temática da alimentação. Os eventos tiveram início no dia 13 e seguem até o dia 18 de outubro.

"Para nós isso é crucial, porque o nosso tema ainda carece de consolidação na sociedade brasileira. E quando temos uma semana em que mais de 50 atividades estão programadas em diversas cidades brasileiras isso acaba nos ajudando na divulgação do tema. Ao mesmo tempo, melhora a capacidade da sociedade de expressar propostas a respeito. São iniciativas que pouco contaram com nosso apoio, o que revela a capacidade de iniciativa desses municípios e dos estados que estão realizando essas atividades", ressaltou.

As matérias sobre Segurança Alimentar são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 4 =