Escola de formação capacita jovens em Segurança Alimentar e Ecossocialismo

A Escola de Formação para a Juventude realiza, até 22 de novembro, uma formação com 20 jovens, envolvendo integrantes da Juventude Alternativa Terrazul, estudantes de Biologia e Economia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do grupo Liberdade do Amor entre Mulheres no Ceará (Lamce).

Adital
A Escola de Formação para a Juventude realiza, até 22 de novembro, uma formação com 20 jovens, envolvendo integrantes da Juventude Alternativa Terrazul, estudantes de Biologia e Economia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do grupo Liberdade do Amor entre Mulheres no Ceará (Lamce). As capacitações acontecem aos sábados, das 8h às 12h, no auditório da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em Fortaleza.

A formação é realizada com base em três eixos: Segurança Alimentar e Nutricional, Ecossocialismo e o contexto ambiental de Fortaleza. A partir desses eixos, são trabalhados temas como consumo consciente, discutindo a perspectiva do consumo de uma forma mais ampla, desde a relação com a cadeia de produção até o consumo final; agroecologia urbana, focando em alternativas como as hortas comunitárias e os jardins sustentáveis; e meio ambiente, a partir de um diagnóstico ambiental da cidade, no qual os jovens podem avaliar como o ordenamento urbano impacta o meio ambiente e traçam um olhar de como ficará a cidade no futuro, a partir do que está definido no plano diretor da cidade.

Segundo Isabelle Azevedo, técnica da Associação Civil Alternativa Terrazul, a idéia da formação partiu da necessidade de se discutir a segurança alimentar com os jovens, uma vez que a publicidade de produtos é direcionada de forma expressiva para esse público, tornando a participação deles decisiva nesse mercado. A partir disso, foram incorporados outros temas como os impactos ambientais que a cidade vem sofrendo com o padrão de consumo insustentável e as alternativas existentes para o contraponto a esse modelo de consumo, com a produção hortas domésticas, de produtos orgânicos, a criação de quintais sustentáveis e a mudança de comportamento em relação a esta problemática.
Após a conclusão da formação, a escola pretende realizar um debate sobre ecossocialismo e ecologia política, com a participação de alguns dos jovens que receberam a formação, no Fórum Social Mundial, que acontecerá no Pará, no final de janeiro.

O projeto é realizado pela Associação Civil Alternativa Terrazul, com apoio do Fundo de Apoio para a Dinamização das Organizações Comunitárias de Base (FADOC). O FADOC surgiu no início dos anos 80, com o intuito de fortalecer a dinâmica do trabalho da SOLSOC (Solidariedade Socialista) e dos seus parceiros. Hoje, está presente em 13 países. A Juventude Alternativa Terrazul é uma das 14 entidades de base beneficiadas por esse fundo, estando inserida no eixo temático da Segurança e Soberania Alimentar.

Contato:
(85) 3281.0246
[email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 4 =