Comunicartilha – Recid

Um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar”. Com esta frase do cantor pernambucano Chico Science abrimos esta cartilha que quer provocar o conjunto da Rede de Educação Cidadã a dar mais um passo rumo à uma comunicação mais humanizante.

No 9º Encontro Nacional e na pesquisa participante realizados pela Recid em 2008 nós identificamos vários problemas ligados à comunicação. Um campo de problemas relacionado à nossa comunicação interna e o outro à comunicação externa da Recid.

 A partir da análise da pesquisa apontamos as linhas e as propostas de atividades para uma política de comunicação da Recid, com o objetivo de que a comunicação não se reduza apenas às técnicas mas busque humanizar as relações sociais, as práticas da Recid e entre os(as) educadores(as) e pessoas.

Mas podemos começar perguntando: O que entendemos por comunicação? Como se dá o seu processo? Por que a comunicação é importante numa ação como a da Recid? Por que é importante a comunicação num processo de educação popular? Como é o sistema da mídia no Brasil? É possível pensar uma outra comunicação?

 Esta cartilha pretende ajudar a gente a refletir sobre estas perguntas, provocar-nos para repensar os nossos processos de comunicação, bem como nos estimular a participar da luta pela democratização da comunicação em nosso país e nos próprios espaços da Recid.

Boa leitura!

Equipe de Comunicação

Rede de Educação Cidadã

Comunicartilha___Recid (inserida em 20/8/21)
Comunicartilha da Recid – PDF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 5 =