Rio Madeira: Vida antes das Barragens

Produzido pela organização WWF, o filme “Rio Madeira: Vida antes das Barragens” foi gravado durante as estações seca e chuvosa da Amazônia, em comunidades ribeirinhas, brasileiras e bolivianas. Com aproximadamente 27 minutos, o vídeo documenta expectativas, opiniões e medos de pessoas, cujas comunidades dependem do rio, dentre as quais estão populações indígenas.

Complexo do Madeira

 

O Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira é um projeto de infra-estrutura, incluindo quatro barragens, que pretende gerar cerca de 10 mil MW de energia, 4000 km de hidrovia e 2500 km de linhas de transmissão.

O rio Madeira é o maior afluente do Amazonas, que é o principal elemento da bacia trinacional do Madeira (Brasil, Bolívia e Peru). Esse é o maior projeto de infra-estrutura previsto pela Iniciativa de Integração Regional de Infraestrutura na América do Sul (IIRSA).

Santo Antônio e Jirau são as duas primeiras barragens construídas, e ambas estão localizadas no Brasil, no rio Madeira. A construção da barragem de Santo Antonio começou em setembro de 2008. De acordo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), 10 mil pessoas serão desalojadas pela obra.

Já, a companhia responsável pela construção, a Santo Antônio Energia AS estima que três mil pessoas devam ser realocadas. A barragem de Jirau está em construção desde 2009 e o consórcio que lidera o projeto é a Energia Sustentável do Brasil (Enersus).

 

Duração: 27 minutos | Ano de produção: 2010

WWF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 7 =