Caderno de Formação sobre Gestão Compartilhada em Rede

O Instituto Paulo Freire oferece este Caderno de Formação sobre Gestão Compartilhada em Rede aos educadores, gestores e parceiros envolvidos com a execução do Projeto Formação em educação popular para a garantia, defesa e promoção dos direitos humanos no Brasil – uma parceria entre o IPF e a SEDH/ PR, com atuação conjunta com a Recid1 – no momento da realização do 5º Encontro Nacional de Gestão (em São Paulo, no período de 03 a 06 de fevereiro de 2010).

Este Caderno e o de Gestão Operacional têm o intuito de apresentar alguns informes gerais sobre a parceria (objetivo, ações, metas e resultados), os princípios e a intencionalidade das ações e os procedimentos que foram construídos, reafirmados e recriados, coletivamente, ao longo dessa relação entre o IPF, a SEDH/ PR e a Recid, que ousa construir uma gestão compartilhada em rede para desenvolver ações de educação popular por meio do acesso aosrecursos públicos.

Essa experiência de gestão compartilhada, em curso desde outubro de 2004, tem nos desafiado a vivenciarmos os princípios freirianos considerando as normas e restrições burocráticas e financeiras impostas pelo Estado brasileiro, como também a diversidade referente à composição dos membros envolvidos com este trabalho: local de origem e atuação, trajetórias de vida, formação educacional, ocupação profissional, gênero, etnia, idade, entre outras.

Mas é a compreensão de que a educação pode propiciar a humanização e a libertação dos sujeitos que sofrem com as opressões políticas, econômicas e culturais, e a partir desse processo transformar a realidade social, que motivou, e continua motivando, a realização e consolidação de ações e procedimentos para articular e fortalecer as iniciativas dos membros dessa parceria.

O IPF se desafia cotidianamente a promover e recriar o legado freiriano com todos aqueles e aquelas que buscam nos saberes e postura desse educador a inspiração, a motivação, a orientação e o conhecimento para realizar, especialmente com os sujeitos em situação de opressão, uma Educação na perspectiva de promover a autonomia dos seres humanos, a justiça social, a sustentabilidade sócio-ambiental, a garantia dos direitos humanos e a
radicalidade da democracia.

Assim, a relação estabelecida entre o IPF, a SEDH/ PR, em parceria com a Recid, tem sido para efetivar estratégias que viabilizem a realização de ações que recriam o legado freiriano, na perspectiva da transformação social no atual contexto brasileiro. Nessa experiência, a gestão compartilhada dos recursos públicos e das ações pautou-se nos princípios da dialogicidade, compromisso, coerência, respeito, transparência e na formação permanente.

Esperamos que esta nova parceria seja motivação para aprendermos mais com Paulo Freire, que sintetiza as características de um lutador do e com o povo brasileiro. Desejamos que os princípios defendidos e vivenciados por Paulo Freire nos permitam seguir resistindo, ousando e confiando na educação como um dos instrumentos de libertação do ser humano e da transformação social.

Equipe do Instituto Paulo Freire


1. IPF – Instituto Paulo Freire; SEDH/ PR – Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e Recid – Rede de Educação Cidadã.

Caderno Formação Gestão Compartilhada_PDF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 8 =