Coordenação Recid-NE se reúne em Recife

Encontro em Camaragibe

Reuniram-se em Camaragibe/PE, nos dias 10 e 11 de julho, representantes da coordenação dos estados de RN, PE, BA, PB, AL, SE, PI, MA, CE, representantes da comissão nacional e do Talher Nacional para discutirem sobre a sistematização da experiência da RECID de 2007 a 2010, a organização do Encontro Macro Regional deste ano e refletir sobre o futuro da Recid diante da conjuntura das eleições e, conseqüente, mudança de representação política no país.

O primeiro momento da reunião foi realizado uma análise de conjuntura de cada estado em torno da preparação para o Encontro e para identificar as forças favoráveis e contrárias à construção do poder popular e como cada uma delas está agindo no cenário eleitoral. Percebeu-se que a sistematização da experiência da RECID e a construção de um vídeo coletivo são elementos preparatórios para o Encontro Macro Regional que será realizado no período de 23 a 26 de setembro em Recife, e reunirá cinco representantes de cada estado. Como orientação cada estado deve vivenciar a preparação e escolher seus representantes, estes devem necessariamente ter participado do processo preparatório.

Durante a discussão acerca da elaboração da sistematização, foi importante considerar que o processo de sistematização deveria ser construído coletivamente, sendo, aproveitado como instrumento de formação da Educação Popular e sem se esquecer da necessidade da reflexão teórica acerca do poder e educação popular.

O segundo momento da reunião foi marcado pela reflexão do futuro da Rede, com debate do texto que está sendo escrito coletivamente e que remeta à singularidade da Rede no contexto brasileiro, levantando as contradições e o que se faz diante delas. Também fora dada contribuições para o texto, que serão discutidas com os coletivos estaduais.

No final, foi sugerido a participação e mobilização dos coletivos para participarem do Plebiscito Popular sobre o Limite da Propriedade de Terra, que será de agosto a 7 de setembro com o “Grito dos Excluídos”. Oficina de Comunicação e Audiovisual - NordesteAinda foi feita avaliação positiva da reunião, que mesmo com intenso trabalho, conseguiu proporcionar motivação e troca entre todos os estados do nordeste.

Durante o encontro, também ocorreu uma oficina de comunicação e audiovisual com representantes de todos os estados da região nordeste e membros da equipe de comunicação da Recid nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 2 =