ES – Encontro discute questão fundiária e plebiscito sobre propriedade

Atividade do Plebiscito Popular – ES

Comitê Estadual sobre o Plebiscito Popular levanta debate sobre limite da propriedade da terra com educadores do Projovem Campo Capixaba.

Nesta quinta-feira (19), às 8h, no Centro de Aperfeiçoamento de Líderes Rurais (CALIR), em Viana-ES, o Comitê Estadual realizou debate sobre o Plebiscito Popular com os educadores do ProJovem Campo Saberes da Terra Capixaba que participam da IV etapa de formação de educadores(as) promovida pela Universidade Federal Do Espírito Santo (UFES), além dos educadores(as) participam da formação educandos(as), coordenadores(as) e técnicos(as) das Superintendências Regionais de Educação que acompanham o programa, além da equipe de assessoria da UFES.

No encontro foram aprofundados estudos sobre a questão fundiária do país, onde o assessor expos a realidade de cada região brasileira. As atividades contaram com a assessoria do Frei Miranda da Comissão Pastoral da Terra (CPT)/Fórum Nacional de Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRJ) e de Sandra Valentim do Comitê Estadual. Além das análises, houve debate e foram apresentadas as atividades já realizadas no estado e a motivação para que os educadores e os demais presentes se envolvam na organização e articulação na semana da coleta dos votos e do debate sobre o plebiscito.

Atividades já realizadas no ES

A primeira atividade foi I Encontro de Formação de Lideranças Sobre o Limite da Propriedade da Terra aconteceu nos dias 03 e 04 de julho, no Centro de Formação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), organizado pela REDE DE EDUCAÇÃO CIDADÃ – ES com as assessoria de Gilberto Portes (FNRJ) e Juracir Oliveira da Coordenação Estadual do MST. No
dia 24 de julho, a I Plenária Estadual aconteceu na Comissão de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) da Serra.

Duas outras atividades de formação de lideranças aconteceram no dia 30 de julho no Centro Paroquial São Marcos e no dia 14 de agosto no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Jaguaré.

Agenda de atividades

Além da atividade com os educadores do ProJovem acontece mais a noite um debate no Colégio Agostiniano, em Vitória.

No dia 25 de agosto o debate chega até aos estudantes da UFES, no dia 27 o debate será com representantes da Rede de Educação Cidadã (Recid) Região Sudeste. Outra atividade com lideranças do campo acontece no dia 28, no Km 28 da Rodovia São Mateus-Nova Venécia.

Organização do Comitê Estaduais

Os comitês se concentram no norte do estado e na região metropolitana. No norte as secretarias funcionam na Recid/ES, falar com Sandra pelos telefones (27) 3763-1303 ou 9805-9338 e na Caritas/São Mateus, falar com Joana (27) 3763-1164 ou 9801-8973. Na Região Metropolitana o contato é no Departamento de Pastorais da Arquidiocese de Vitória, falar com Ana, Luiz ou Gorete pelo telefone (27) 3223-6711.

 

Flaviane Lopes/Edu comunicadora Voluntária da Recid/ES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 1 =