RS – Seminário sobre diferentes formas de violência em Palmeira das Missões

12 de agosto de 2010 – Seminário regional com o tema “Direitos Humanos, Justiça e Dignidade” é realizado por várias organizações em Palmeira das Missões/RS.

O encontro reuniu cerca de 200 pessoas, dos municípios do entorno e de Palmeira das Missões, sendo estes/as camponeses/as, desempregados/as, lideranças comunitárias, vereadores/as e educadoras/es da Rede Municipal de Ensino de Palmeira das Missões.

A programação se concentrou em um momento de abertura, onde na mística se trouxe presente as diferentes formas de violência sofridas no cotidiano pelo povo, sendo elas o racismo, a violência doméstica ou familiar, o desemprego, a utilização de agrotóxicos e a negação do acesso as cidades.

Em seguida, foi realizada uma exposição, com a contribuição dos educadores Dinarte Belato (UNIJUÍ) e Enilda Cruz (militante do Movimento Negro), que neste momento fizeram um resgate das formas de opressão existentes no Brasil, aprofundando duas delas: violência contra a mulher e o racismo.

Dando seguimento ao debate, reuniu-se em grupos a partir de três questões base: a) Considerações a cerca das exposições; b) O que já estamos fazendo para superar as diferentes formas de violência expostas; c) o que podemos fazer (ações concretas e conjuntas) para superar as diferentes formas de violência que sofremos.

Logo após o relato dos grupos, foi realizado uma roda de conversa, com interlocução dos assessores, de maneira a finalizar o dia, com uma sistematização das proposições e de encaminhamentos concretos para os próximos períodos, num compromisso coletivo e responsável com a continuidade.

Esta atividade foi realizada pelas Organizações: Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), Rede de Educação Cidadã, Câmara Municipal de Vereadores de Palmeira das Missões, Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Vereadores e Secretaria Municipal de Educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 4 =