Tomás Poli Sanchotene

ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA NA SERRA CATARINENSE

Tomás Poli Sanchotene

Fórum de Economia Solidária articula-se por novas relações de produção e trabalho na Serra Catarinense

A cooperação, a solidariedade, a autogestão, sustentabilidade econômica e ambiental são alguns dos princípios em que os empreendimentos produtivos da Economia Solidária estão fundamentados. Os próprios trabalhadores livremente associados podem eliminar a estrutura hierárquica burocrática/patronal e criar um outro modo de gestão das atividades econômicas construído coletivamente de forma participativa, primando pela partilha dos bens produzidos ao contrário da acumulação do lucro concentrado nas mãos de poucos.

  
    Estiveram reunidos na manhã de quarta-feira (22) na Secretaria Municipal de Assistência Social, em Lages/SC, entidades de apoio, Empreendimentos de Economia Solidária (EES) da região serrana e gestores públicos para rearticular os trabalhos do Fórum Regional de Economia Solidária, buscando a integração das iniciativas já existentes e a construção de espaços para a formação e afirmação dessa economia no Planalto Serrano. Articulado com os Fóruns Brasileiro e Catarinense de Economia Solidária, o Fórum Regional tem participação de empreendimentos autogestionários, entidades da sociedade civil e do poder público.

    Uma das metas do Fórum da Serra Catarinense é a criação de um centro público em Lages como espaço de comercialização permanente dos produtos gerados pelos empreendimentos da economia solidária. Para tal iniciativa o Fórum aposta no engajamento do poder público de Lages e da região. É fundamental, sociedade civil e poder público, reconhecerem que o combate ao desemprego e a luta contra a pobreza não se resolvem simplesmente com carteira assinada e políticas de transferência de renda.

     O grupo busca incluir a Economia Solidária na agenda política da região, pois enxerga, nela, uma das portas de saída para as pessoas em situação de vulnerabilidade social, mas também para aquelas que buscam um modo solidário de viver novas relações de trabalho e produção. A RECID contribui com o Fórum Catarinense ao fortalecer o caráter Popular da Economia Solidária e traz o PPP ao conhecimento dos espaços públicos de gestão e a EES.

    O encontro do Fórum regional da Economia Solidária tirou como encaminhamentos: levantamento dos empreendimentos de economia solidária na serra catarinense – construção da agenda regional – participação na Feira Sustentar 2011 em Joinville e Feira Nacional de Economia Solidária na Bahia em dezembro/2010 – coleta de assinaturas pelo Projeto de Lei de Iniciativa popular que dispõe sobre a política Nacional de Economia Solidária.

    Participam do Fórum: Pastoral da Criança, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Formação em Economia Solidária (CFES), Brasil Local, Rede de Educação Cidadã (RECID), Cáritas Diocesana de Lages, Fundo Diocesano de Solidariedade, Mini Projetos Alternativos – MPAs, Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Associação Vianei de Educação Popular, Associação de Moradores do Bairro Coral, Ecosserra, Coopercicla, Cooperluz, Irmandade Nossa Senhora das Graças, Cáritas Comunitárias Itapuã, Vila Maria, São Miguel e São Carlos, os empreendimentos: Geração Mulher – Gralha Azul e Sonho de Mulheres – Itapuã e Centro de Direitos Humanos e Cidadania Irmã Jandira Bettoni.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 1 =