Plano Global

O Plano Global da Recid engloba as políticas de formação/trabalho de base, comunicação, gestão/sustentabilidade e organicidade elaboradas no 9º Encontro Nacional como estratégias de ação para o período de 2009 a 2011. PLANO GLOBAL DA REDE DE EDUCAÇÃO CIDADÃ (2009 A 2011)

1 – Programa Nacional de Formação (clique aqui e baixo o arquivo anexo)

2– Política de comunicação (clique aqui para ver a versão integral)

Objetivo geral:

Consolidar, na Rede, a comunicação como um processo coletivo de construção do conhecimento, de humanização, de diálogo, de relações horizontalizadas e de expressão da diversidade, à luz do Projeto Político Pedagógico, tendo em vista a perspectiva da transformação social.

Linhas de ação e atividades:

I – Garantir recursos, infraestrutura e tecnologia para aprimorar os processos de comunicação da Rede

   – Em todos os níveis, captar recursos e/ou garantir que nos próximos convênios essas demandas sejam asseguradas nas rubricas.

II – Desenvolver um processo de formação de educadores(as) populares na área de comunicação

   – Realizar momentos de capacitação técnica;

   – Realizar formação para a leitura crítica dos Meios de Comunicação de Massa;

   – Utilizar as diferentes formas de comunicação (teatro, dança e outras) como elementos de formação;

   – Proporcionar o aprofundamento teórico dos educadores(as);

   – Aproveitar e potencializar a participação nos cursos de comunicação e formações que já existem.

III – Facilitar o intercâmbio entre as experiências e pessoas da Rede nos níveis local, estadual, macrorregional e nacional

   – Potencializar o recurso das cartas pedagógicas e da carta social;

   – Utilizar e potencializar o site da Rede;

   – Utilizar e-mails: listas, grupos virtuais, e-mails e senhas comuns;

   – Favorecer o intercâmbio de educadores(as) e de experiências em todos os níveis;

   – Estimular processos de comunicação interpessoal nos diferentes níveis por meio de dinâmicas de grupo, etc;

   – Potencializar as listas de endereço para troca de cartas (colocar o endereço real e não apenas o virtual, nome e apelido) para a base;

   – Participar de atividades de outras organizações da sociedade civil e governos.

IV – Integrar as lutas da sociedade civil no campo da democratização da comunicação

   – Identificar os grupos que já atuam neste campo (Exemplos: Adital, Associação Mundial de Rádios Comunitárias, Rede de Mulheres no Rádio, Mídia Independente, Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Abraço, Intervozes…);

   – Participar de atividades, ocupar e organizar fóruns, etc;

   – Divulgar textos e ações destes grupos;

   – Estimular a assinatura de veículos de comunicação alternativa: jornal Brasil de Fato, Mídia Independente, Adital, Caros Amigos, Agência Carta Maior e outros.

V – Dar visibilidade às ações da Rede

   – Criar sites, blogs e fóruns;

   – Utilizar as cartas pedagógicas;

   – Desenvolver e estimular a produção de audiovisual;

   – Desenvolver e estimular a produção radiofônica, trabalhar uma rádio interna nos momentos de encontro; Ter rádios em movimento e intinerantes e investir em rádio poste;

   – Divulgar na internet, via youtube, ações audiovisuais e da Rede;

   – Estimular a produção de publicações;

   – Estimular a produção de boletins e jornais;

   – Criar boletins e rádios online;

   – Ter um boletim nacional impresso (definir periodicidade);

   – Divulgar ações, experiências, banners da rede em outros espaços.

VI – Articular e potencializar o campo da produção cultural e simbólica na Rede

   – Mapear e fazer circular as produções culturais e simbólicas;

   – Organizar publicações, poesias, músicas produzidas pelos educadores(as);

   – Organizar bibliotecas e dvdtecas.

VII – Garantir a comunicação da diversidade (raça, geração, religiosa, cultural, etnia, gênero, sexual…)

   – Utilizar diferentes linguagens (cordel, elementos do hip-hop, teatro, música, poesia, dança, expressão corporal, símbolos, cultura popular) e recursos para trabalhar com os diferentes grupos (hip- hop, indígenas, quilombolas, jovens, mulheres) na linha de traduzir os conteúdos e compreender e dialogar com as diferentes visões de mundo e cosmovisões…

   – Nos encontros, em todos os níveis, garantir que a ambientação, a culinária, a mística e as noites culturais trabalhem essas diversidades…

Cuidado: não divulgar informações que possam comprometer ações dos parceiros da Rede.

 

 

3.Política de gestão e sustentabilidade

Objetivo geral: qualificar a concepção de gestão compartilhada – gestão compartilhada na perspectiva da educação popular e buscar a sustentabilidade política e institucional, econômica e pedagógica (ideológica/cultural) da Rede. Garantir a sustentabilidade da Recid.

Linhas de Ação:

  1. I – Buscar a sustentabilidade política/ institucional e das ações da rede;
  2. II – Diversificar as fontes de financiamento das ações para além de um convênio só
  3. III – Ampliar tempo de duração de convênios e aumentar a contratação de pessoal;
  4. IV – Formação para captação de recursos;
  5. V – Capacitação na linha da gestão compartilhada;
  6. VI – Sustentabilidade: sistematização e socialização das experiências, tendo como foco a metodologia desenvolvida pela rede.

Atividades, projetos ou programas:

  • Buscar outras parcerias em âmbito internacional, nacional e estadual;
  • Garantir um convênio com maior flexibilidade nas rubricas e metas.
  • Parceria com empreendimentos da economia solidária no acesso a insumos, serviços, e outros.
  • Articulação política com outros grupos para a mudança do marco legal;
  • Criar condições para evitar dispersão dos educadores liberados e voluntários e entidades, proporcionando acumulo de conhecimentos e a continuidade dos processos.
  • Sistematizar e publicizar a história política da Rede para a sua sustentabilidade.
  • Constituir ou reforçar a equipe de articulação política e captação de recursos em âmbito nacional e estadual que possa dar visibilidade a rede e trabalhe na captação de recursos.
  • Resgatar o coletivo de trabalho em âmbito nacional na área de gestão e sustentabilidade, e assim garantir na construção coletiva dos projetos e convênios;
  • Potencializar o site e outros instrumentos de comunicação.
  • Elaborar um currículo da Recid com o perfil dos educadores (contratados e voluntários) destacando as experiências em educação popular.
  • Criação de um fundo rotativo solidários;
  • Captação de recursos com especificidades por região e/ou estado.
  • Cursos e fortalecimento da formação continuada na área de gestão e elaboração de projetos sociais e captação de recursos.
  • Elaborar e adquirir material pedagógico nesta área adequado à educação popular.
  • Difundir Informações e materiais sobre leis relativas a convênios e captação de recursos em geral.
  • Realizar sistematiza

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