Recid-Acre: Pensando a Educação Popular a partir da Tri-Fronteira.

Educação Popular na América Latina

É com prazer que partilhamos com toda a Rede de Educação Cidadã os processos de articulação, parceria e uma agenda de ações desenvolvidas junto à ONG HERENCIA – COBIJA/Bolívia, fruto do encontro microrregional para juventude, ocorrido em Epitaciolândia no mês de março.

acre-boliviaO que aconteceu pós este encontro? Já tivemos diversos encontros pra dialogar com nossos hermanos (irmãos e irmãs), e estamos bastante animados com os avanços que tivemos. Neste sentido, podemos dizer que contribuímos com a realização de sua campanha de mobilização e sensibilização “una bolsa plástica menos hace La diferencia”, que foi uma ação onde participamos desde o planejamento até a realização do evento, onde formos para o ponto comercial de Pando-Bolívia fazer a troca de sacolas de plástico por sacolas de pano, lá podemos tirar muitas experiências além de sair com a felicidade de ter contribuído com uma campanha de tamanha importância.

Também fomos convidados para o encontro de planejamento de ações da ONG HERENCIA, onde de uma maneira dinâmica apresentamos o trabalho que temos desenvolvido como CIA DO MACACO PREGO. Por lá falamos de nossas perspectivas em relação á Bolívia e em que nós da CIA e RECID podemos contribuir para fortalecer o trabalho junto à juventude de Cobija.

Em uma conversa entre Sheyvane, Marcos e Maico, apresentamos que estamos dispostos a contribuir com troca de vivencias, com a mobilização de jovens da fronteira, com oficinas de teatro na perspectiva da educação popular. Marcos disponibilizou uma peça escrita por ele para a juventude da HERENCIA. Também ressaltamos a importância da Mística, pois acreditamos que o espiritual também deve estar animado, fortalecido, para que os trabalhos tenham melhores resultados, além do que a mística nos impulsiona a perseguirmos nossos sonhos.

Pois é, estamos felizes por tudo isso que está acontecendo, o diálogo, a oportunidade de contribuir com a metodologia da Educação Popular. Vimos que muitos princípios já são defendidos no grupo. Estamos participando com muito animo e vontade de aprender e também contribuir na construção de novas concepções na Bolívia. Nossa luta rompeu a fronteira que limita dois países, agora Lutamos para romper as barreiras de nossas limitações pessoais… Pois Hermanos que ousam sonhar, Constroem uma Bolívia e um Brasil popular…

Por Maico da Cia do Macaco Prego — RECID Epitaciolândia -Acre

Con nuestros Hermanos Bolivianos

Visite o Blog da Recid-Acre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 4 =