I ENCONTRO MACRO NORDESTE DE JUVENTUDES DA RECID

 

“Nossa linda juventude, página de um livro bom, canta que ti quero gás e calor, claro como sol raiou…” musica que embalou os dias partilhados pelas juventudes reunidas no I Encontro Macro Nordeste de Juventudes da RECID, com a convicção de passado os dias de extase, as juventudes continuarão construindo suas histórias, páginas da historia contempornia brasileira de um livro bom.

 

Agradecemos a maravilhosa recepção em solo paraibano. A Recid Paraiba fez a acolhida calorosa comandada por Bernado. E assim, as representações de cada estado nordestino foram se acomodando e se juntando na concretaização do nosso encontro. Tantas caras, peles, cheiros e sabores deliciosa mistura harmoniosa ao sol, à mata, ao ar fresco do Hotel do Conde, refugio dos nossos revolucionários sonhos, desejosos de mudanças e preparando as construções necessárias para o poder popular.

Neste clima seguimos com o objetivo de perceber e analisar a realidade das juventudes nordestina, na perspectiva de formação e fortalecimento dos espaços nos quais estão inseridas. Com o tema do encontro: “Juventudes RECID Nordeste, na construção do Poder Popular” nos desafiamos a desvelar em nossas praticas esta construção.

Para nós, tudo muito intenso, muito exigente pensar a realidade, a conjuntura e se perceber parte deste todo. Foi assim que entraram em cena os/as facilitadores Renildo Morais – PJMP/ RJNE e Gleyson Ricardo – AP e CP da Paraíba que contribuíram na análise de conjuntura e Divaneide Basílio da Secretaria Nacional de Juventude que em sua firmeza e delicadeza fez o diálogo sobre as ações que podem ser realizadas em parcria com a RECID. Divaneide passou informes, tirou algumas duvidas sobre a II Conferência Nacional de Juventude e falou das propostas para juventude. E ainda diálogamos com movimentos, organizações e Pastorais da Juventude.

A medida que o debate esquentava, lembramos da fala do educador popular Claudio Nascimento no video “Pé dentro, pé fora” quando afirma que poder popular é…….

Com nossas energias regamos o encontro com momentos culturais e de animação ao som do berimbal, palmas, sorrisos, vozes que emanava a alegra num entrelaçamento de nós que nos une e nos RECID. Partilhamos nossa cultura, jeitos atravez de muita danças, teatro, músicas, capoeira e místicas, trazendo lutadores e lutadoras para a roda que embala nossos sonhos e a concretude do sermos jovens lutadores/as construtores/as das mudanças.

A noite do faça seu show, foi o ápice, cada jovem botou pra fora seus talentos, sua energia, sua cultura, seus saberes e encantos. Com a criatividade em alta, a Noite Cultural foi uma festa à fantasia em um carnaval fora de época com todos os ritmos e encantos do bloco da RECID.

Foram dias de instensas reflexões nas oficinas temáticas sobre Educação com a mediação de Wellington; Cultura com o Válber; Relação de Trabalho e Emprego com Renildo; Comunicação com Alessandro e Intervenção Política com Ildevânia. O melhor de tudo é saber que as nossas vivencias são ferramentas na construção da cidania e do poder popular.

E para quem pensava que o encontro terminava ali, puro engano. Saímos com encaminhamentos e compromisso de cada um junto com tantos outros jovens que nos esperam nos nossos estados fortalecer nossa organização e lutas. Nesse sentido, ainda tivemos fôlego para mais uma troca de ideias sobre a Campanha Contra a Violência e Extermínio de jovens, que teve a facilitaão de Rúbia – RECID/PJMP e Joilson – RECID/PJ. Em seguida Rúbia fez um link da fala de Divaneide sobre a Secretaria da Juventude com os encaminhamentos que foram tirados no encontro e com a Campanha Contra Violência e Extermínio de Jovens. Isso mostra que essa turma está ligada, não deixa passar nada, abraça os desafios.

E como se não bastacem as lembranças e saudades, Alessandro juntamente com a equipe de comunicação distribuiu os Zines e DVS com algumas imagens para cada um/a levar para partilhar com os que ficaram nos Estados.

O Encontro foi concluido tudo com a avaliação e agradecimentos à colaboração de cada um e a mística de envio. Com alegria, energia e entusiamo do primero dia, nos despedimos com abraços e uma bagagem carregada de aprendizados, saudades e muitas lutas para dar seguimento a caminhada da Recid no nordeste brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 6 =