A Recid organiza o 1º Seminário do Povo Cigano de Mato Grosso do Sul

         O 1º Seminário do Povo Cigano de Mato Grosso do Sul, com o lema “Lumia Romai, que significa Universo Cigano” tem o propósito de debater a realidade do povo cigano sul-mato-grossense e propor ações específicas para as políticas públicas de cultura, educação e assistência Social. Segundo a presidente da Associação dos Ciganos de Mato Grosso do Sul, a cigana Luna Romi, o seu povo necessita discutir sobre a vulnerabilidade na qual se encontram: “A comunidade cigana precisa mostrar a cara e sair da invisibilidade”, afirma Luna Romi.

        A exemplo do que acontece nos últimos meses, a Recid (Rede de Educação Cidadã), promove mais um debate e agora tendo como temática as questões relacionadas as políticas públicas de cultura, educação e assistência social para o povo cigano sul-mato-grossense. Para Paulo Matoso, educador popular e membro do Coletivo de Coordenação Ampliada da Rede de Educação Cidadã, a mobilização do povo cigano é valiosa para as discussões, reconhecimentos e práticas dos direitos enquanto cidadãos e cidadãs: “É importante a participação de todos e todas no debate, já que esta é uma forma de discutir temas relacionados à realidade dessa população e elaborar propostas que depois possam contribuir nas discussões de políticas públicas específicas para o povo cigano do Estado de Mato Grosso do Sul”, explica Matoso.

       A Rede de Educação Cidadã é uma articulação de diversos atores sociais, entidades e movimentos populares do Brasil que assumem solidariamente a missão de realizar um processo sistemático de sensibilização, mobilização e educação popular da população brasileira, principalmente das famílias em condições de vulnerabilidade social, promovendo o diálogo e a participação ativa na superação da miséria, afirmando um projeto popular democrático e soberano de nação.

       Este evento é uma realização da Rede de Educação Cidadã e do Teatral Grupo de Risco em parceria com a Associação de Ciganos de Mato Grosso do Sul e Prefeitura Municipal de Três Lagoas. Constam na programação do primeiro dia do seminário duas rodas de conversas, sendo a primeira com o debate em torno do Resgate, Promoção e Valorização da Cultura Cigana em Mato Grosso do Sul e a segunda, Metodologia de Alfabetização do Povo Cigano. No segundo dia está reservado o debate sobre as Políticas Públicas de Assistência Social para o povo cigano, além de apontar Novas Perspectivas de Ação para os Gestores Públicos.

       Consta ainda, oficinas de formação de culinária cigana, religiosidade, danças circulares e conversas ciganas (língua cigana), além de comidas típicas, dança, e o famoso tchaio (chá) cigano.

Serviço:

 – O seminário acontecerá nos dias 14 e 15 de maio (sábado e domingo), no Arena Mix, em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, das 8h às 18h. Qualquer pessoa pode participar desde que, confirme presença antes do início do evento. Confirmar presença pelo endereço eletrônico: [email protected], e telefones: (67) 9955 6332 (Cigana Luna), (67) 9241 6227 (Fernanda) e (67) 9248 3389 (Romilda) e (67) 9282 6131 (Paulo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 2 =