A TRADIÇÃO QUE SOBREVIVE: PARTEIRAS TRADICIONAIS

A Rede de Educação Cidadã Acre (RECID-AC) juntamente com Cáritas Brasileira, rede nacional de parteiras tradicionais e outros movimentos do gênero realizaram nos dias 4 e 5 de julho de 2011 em Rio Branco na Chácara pedra linda o encontro de parteiras tradicionais

essa_d_qui

contando com a presença de parteiras de Sena Madureira e Bujari. Esse encontro é parte de um projeto conveniado com a Secretaria Especial de Direitos Humanos/SEDH e Cáritas Brasileira – Projeto Cidadania e Inclusão Social das Parteiras Tradicionais para a Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento. O encontro tinha como tema: Criação e Fortalecimento das Associações de Parteiras Tradicionais e Inserção na Rede Socioassistencial. As mediadoras do encontro apresentaram para as parteiras, o que é a rede Socioasssistencial e as articulações que esta rede se envolve e sua metodologia de atuação. E a metodologia da rede nacional de parteiras tradicionais que foi criada pela ONG – C.A.I.S do parto, esta ONG tem como missão o bem comum com base na igualdade dos direitos com equidade, facilitar o acesso e a qualificação da participação cidadã sob a luz dos direitos humanos, valorizar e estimular a educação, cultura e saúde, preservando a tradição ancestral, desenvolver a comunicação e a pesquisa para promoção da felicidade e desenvolvimento sustentável.

A metodologia utilizada no encontro foi de troca de experiências e aprendizado em conjunto onde todas as parteiras que estavam no encontro tinham que trocar as experiências que tinham como acumulo de suas realidades dentro de seus municípios e dentro das trocas de aprendizados das parteiras, uma das mais significativas foi a que as representantes da Associação das Parteiras Tradicionais de Laranjal do Jari (ASPARTALAJ) e a representante do Comitê Estadual de Erradicação do Sub-registro que trouxeram para o dialogo aberto com as demais participantes. A RECID-Acre estava representada por três educadores contratados Branco, Marice e Maseias (Lady Black).

Um comentário em “A TRADIÇÃO QUE SOBREVIVE: PARTEIRAS TRADICIONAIS

  1. Educadores/as da REcid Acre e Coordenaçao do Cais do Parto, nossos PARABENS pelo encontro, sabemos que este momento é de uma riqueza impar e ao mesmo de valorizaçao e reconhecimento das parteiras . Lutar e contribuir para sua organizaçao social deve ser pauta de quem busca fortalecer a educaçao popular no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 1 =