O NORTE UNIDO SONHA E VIVENCIA UMA NOVA EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO POPULAR, SIM PODEMOS!

Em terras de Chico Mendes, um dos maiores lutadores da floresta e dos seringueiros, na Chácara Pedra Linda, dos dias 04 a 07 de agosto aconteceu o VII Encontro Regional da Recid Norte. Com o tema educação popular: caminhos e saberes dos povos amazônicos.

O objetivo do encontro foi de conhecer e refletir acerca da conjuntura da educação na região Norte, assim como aprofundar a educação popular na perspectiva de políticas publicas para fortalecer as bandeiras de lutas na Amazônia.

O primeiro dia do encontro foi marcado pela acolhida dos educadores e educadoras, que chegaram em clima de festa, onde os anfitriões conduziram todo esse processo, trazendo na mística a saga dos seringueiros e suas lutas, que mesmo no frio atípico do Estado a turma soube manter aquecida a chama das lutas dos povos Amazônidas.

No dia seguinte, ainda naquele clima friozinho, começamos o dia chamando os espíritos da sabedoria e do conhecimento, através do ritual indígena de purificação, para nos iluminar estes dias de estudos e partilha. Em seguida houve a partilha dos Estados com um olhar sobre a educação formal. Os resultados desta partilha foram os seguintes: Estados da região norte com índices educacionais desfavoráveis em relação às outras regiões do país; Proliferação de faculdades particulares “de fins de semana”; Recursos orçamentários não condizentes com a necessidade da região. A maioria dos estados não aplica adequadamente os recursos destinados à educação;

Na tarde deste dia tivemos um olhar mais amplo sobre a educação e as lutas de Recid, Educação Popular como Política Pública: caminhos possíveis para a mudança. Tendo como facilitadores, Lucio Centeno educador do CAMP e Pedro Pontual da Secretaria Geral da Presidência da Republica, cada um com seu olhar nos trouxeram algumas inquietações começando pelo nosso desafio que é compreender a análise de conjuntura no sentido amplo, para além da educação; perceber como os atores e atrizes estão se movimentando; onde aconteceu a ruptura do modelo neoliberal para popular; a relação da educação formal com educação popular. Paulo Freire nunca fez a separação da educação popular fora da escola; As práticas educativas não se desenvolvem apenas a partir da escola, mas através de movimentos sociais, partidos políticos, comunidades; Esse quadro educacional é fruto de um modelo de desenvolvimento no Brasil e requer mudanças no econômico, cultural, ambiental, social; As práticas educativas têm que estar relacionadas com as outras praticas a sala de aula sozinha hoje não atrai mais ninguém; Construção de um movimento social capaz de pautar na agenda pública, nas políticas públicas, a grande tarefa dos educadores é continuar a luta nos movimentos sociais pela educação.

Na noite tivemos presença do companheiro Iremar, que conduziu o debate sobre o Marco Regulatório. Onde falou sobre a influência do marco no trabalho dos movimentos principalmente os que dependem de recursos de convenio dos governos ou de instituições internacionais. No dia seis tivemos o momento das “colocações” onde cada Estado em forma de carrossel trouxe um pouco de sua organicidade, de suas bandeiras de lutas e as experiências mais expressivas.

Onde no debate mais amplo, com Vera Lucia (TN), Francy Jr. e Carmelita (CN), como facilitadoras que nos mostraram quais os pontos fortes da Recid Norte e as bandeiras mais expressivas, como: Educação Popular, Economia Solidaria e Direitos Humanos.

A noite cultural foi marcada por uma apresentação da Quadrilha Sassaricando na Roça, tivemos comidas típicas dos Estados, foi uma noite de confraternização, troca de saberes e sabores.

O ultimo dia foi marcado por muitas emoções entre elas a ida até Cobija /Pando/ Bolívia, onde fomos conhecer a ONG Herencia no intercâmbio com jovens militantes da luta em prol da defesa da Amazônia. Seguimos viagem até Xapuri, terra de Chico Mendes, onde podemos beber da magia daquele lugar, tivemos momentos de fortes emoções, conhecendo um pouco mais da vida deste guerreiro defensor da natureza e dos direitos dos povos da floresta, encerrando ali, ao lado de onde morreu Chico, nossos momentos de materialização da mística que nos envolve.

 

Comunicação RECID-Norte

2 comentários em “O NORTE UNIDO SONHA E VIVENCIA UMA NOVA EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO POPULAR, SIM PODEMOS!

  1. Educadores/as de fato a Rede de Educação Cidadã -regiao Norte e o VII encontro regional foi o momento para nos motivar, nos energizar, entendermos a conjuntura em que nos encontramos e assim insistirmos perseguindo nossos sonhos, fortalecendo nossas bandeiras de lutas, rever nosso fazer pedagógico e avançar qualitatativamente. Nosso VII encontro foi um momento de denúncias, mas também de ANUNCIOS, de reafirmar nosso COMPROMISSO na construçao de UMA OUTRA AMAZÔNIA. Parabéns a tod@s!
  2. Foi algo muito marcantepra região região norte, momento de interatividade e troca de experiencias, momento esse muito rico, parabéns a tod@s que vivenciaram este belissimo encontro!!

    Branco!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 9 =