Ciranda da educação popular

Ciranda da educação popular

Educação popular: instrumento de construção de um projeto popular para o Brasil e América latina

“Tão importante, quanto o ensino dos conteúdos é a minha Coerênciaentre o que digo o que escrevo e o que faço”. (Paulo Freire)

As Cirandas da educação popular são encontros de estudo, reflexão e aprofundamento continuo das praticas referenciadas na metodologia da educação popular crítica, formulada e experimenta por Paulo Freire, para de forma coletiva, problematizar e potencializar as práticas dos educador@s populares que acompanham processos educativos em organizações, movimentos e pastorais sociais.

A Recid. Rede de educação Cidadã organizou e esta acompanhando 7 Cirandas da educação popular, estas aconteceram nos bairros de Dom Aquino, Cophema em Cuiabá e Bairro Jardim imperial, Figueirinha e São Matheus em Várzea Grande, em parceria com a Escola publica da saúde de Cuiabá, CRAS São MAtheus, paroquias, aproximadamente 130 lideranças de diversos movimentos, organizações sociais, participam destas cirandas em grupos de 20 a 40 pessoas, com o objetivo de       Promover processos de formação continuada em educação popular. Trabalharam conteúdos como:  Tema Gerador e a práxis libertadora , Educação Popular, princípios, sua dimensão política / Concepção dialética da Educação Popular.

Vivenciam-se momentos de mística da militância, partilha, estudo , aprofundamento da conjuntura atual e encaminhamentos de compromisso com as lutas populares.

As cirandas acontecerão ate o mês de outubro, concluindo com a Ciranda estadual da educação popular no mês de novembro.

Olhando a  caminhada até aqui, temos manifestações da importância de retomada os processos de trabalho de base, sendo que trabalho de base não é receita ou mágica. É um jeito de fazer política onde o militante coloca sua alma. É uma paixão carregada de indignação contra qualquer injustiça, e cheia de ternura por todos que se dispõe a construir um mundo sem a marca da dominação.

Agosto temos:

06/08 Escola Publica da saúde; 13/08 Dom Aquino; 20/08 Jardim imperial;  26/08 são Matheus ; 27/08 Figueirinha

 

Gloria Antonia M. Ticona

Pela equipe do núcleo da educação popular

Recid MT


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 5 =