Banco Comunitário Nascente

Nasce um banco diferente em São Carlos/Sp.Está em andamento o processo de criação popular de mais um Banco Comunitário no Brasil.

  O nome já foi sugerido, Banco Comunitário Nascente e a previsão de inauguração é para fevereiro de 2012. A arte, o nome da moeda, a política de crédito, o local do Banco, tudo está em construção. Esta iniciativa faz parte da ação comunitária de agentes de desenvolvimento local, que entendem que um Banco Comunitário nos bairros do Jardim Gonzaga, Pacaembu, Monte Carlo e Cruzeiro do Sul, pode reorganizar a economia do bairro, promovendo um círculo virtuoso de riqueza através dos princípios da Economia Solidária. Esta iniciativa tem o apoio da INCOOP (novo NUMI-EcoSol) da UFSCar, do NESOL/USP (Núcleo de Economia Solidária) e da RECid São Carlos (Rede Educação Cidadã)

Neste mês de outubro, a equipe animadora, começou a divulgação do Banco para a comunidade, realizando intervenção em quermesse e no bingo de igrejas da região. Também no final do mês, farão uma visita e uma formação no primeiro Banco Comunitário do país, o Banco Palmas em Fortaleza/CE.

A estratégia para os próximos meses é ampliar as reuniões e as divulgações, com comerciantes e moradores. E paralelamente serão realizadas atividades para levantar fundo monetário para o Banco, como venda de pizzas e bingos. O tema do Banco Comunitário entrará nas atividades culturais do CineGonzaguinha e do Rap no Gonzaga, para ampliar visibilidade e a articulação com o público jovem dos bairros.

Acompanhe esse processo pelo blog www.banconascente.wordpress.com e participe das atividades de mobilização para o Banco Comunitário Nascente!

 

                                                                                                                                                                                                                                          Marina Machitte e Luana Castelli

Um comentário em “Banco Comunitário Nascente

  1. espero que tudo de serto pois e um progeto maravinhoso que podera dar continuidade a dependencia ao pessoal da nossa periferia parabens mariana vc e uma pessoa muito especial apareceu nesse progeto tudo que presizava para sair do papel não estou mais mais estou torcendo por vc não era isso que eu queria estou sentindo muito pois esses progetos como cooperlimp mudou minha vida e persebi durante as reunioes muitas coisas como horario para reunião eu atrapalhava pois so eu trabalho elas não pode ter seteza que estarei na inauguracão beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 7 =