Gilson - Educador Recid Ce.

2 º Curso Estadual de Formação em Educação Popular: Educação Contextualizada é Possível!

Gilson - Educador Recid Ce.

Educadores em visita a Unidades Produtivas da EFA Dom Fragoso

EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA É POSSÍVEL!

 

A Rede de Educação Cidadã do Ceará realiza 2º Curso de Formação em Educação Popular: Educação Contextualizada para convivência com o Semiárido na perspectiva da Pedagogia da Alternância

 

Negar aos filhos da classe trabalhadora o acesso aos bens imateriais é permitir que estes busquem com violência os bens materiais ou que se desgarrem da sua terra e da sua gente.

Partindo dos Princípios 4º e 5º (e suas respectivas diretrizes) do nosso Projeto Político Pedagógico realizamos nestes dias 28, 29 e 30 de outubro de 2011, na cidade de Independência/Ce, o 1º Módulo do Curso de Formação em Educação Popular: Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido na Perspectiva da Pedagogia da Alternância.

Somente uma educação impregnada de sentido é capaz de mudar vidas e sociedade, foi o que vivenciamos neste primeiro momento do curso.

A Escola de Educação Familiar Agrícola Dom Fragoso é uma realidade que transforma vidas e práticas através de um currículo contextualizado e de práticas alternativas de convivência na terra, com a terra e para a terra.

A apropriação de saberes diferentes se faz a partir da leitura de mundo e do conhecimento da realidade local e de mundo bem como do resgate e valorização da cultura e da história de vida de seus antepassados.

A educação contextualizada gera vida, esperança e concretiza sonhos e saberes individuais e coletivos através da práxis: ação – reflexão – ação compartilhada entre escola – família – comunidade.

Como dizia Paulo Freire: “mudar é difícil, mas é possível.” A EFA Dom Fragoso é prova concreta e real disso. Mesmo com grandes desafios , experimentando a cada instante transformam vidas no Semiárido dos Inhamuns.

Acreditar é preciso, ser Feliz, no Semiárido, é possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 7 =