7° Simpósio “Educação Popular: princípios e práticas”

A Pontifícia Universidade Católica de Goiás, através da Pró Reitoria de Graduação promove o 7° Simpósio da Unidade Acadêmico Administrativa de Educação da PUC de Goiás nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2011, intitulado “Educação Popular: princípios e práticas”.

O Simpósio de Educação da Unidade Acadêmico Administrativa de Educação – EDU da PUC Goiás, em 2011, encontra-se em sua 7ª edição. Há muito a comemorar: 62 anos do Curso de Pedagogia; 31 anos da Coordenação de Pós Graduação Lato Sensu – CPGLS; 30 anos do Programa de Educação e Cidadania – PEC e 12 anos do Programa de Pós Graduação em Educação – PPGE. Neste contexto, há que se destacar a trajetória do Departamento de Educação da PUC Goiás na construção de um projeto de Educação e de Sociedade comprometido com a compreensão e a transformação da sociedade.

O que marca este compromisso é, sem dúvida, a natureza da Educação e da Cultura Popular que historicamente tem orientado as ações formativas empreendidas por este Departamento. Portanto, a história do Curso de Pedagogia da PUC Goiás se entrecruza com a história de sujeitos, projetos e ações que tomaram e tomam a formação humana como princípio das ações educativas. Neste cenário, o Programa de Educação e Cidadania – PEC revela, em sua trajetória, o sonho, a utopia, a realidade e o conhecimento de muitos professores e colaboradores deste Departamento que ajudaram a construir experiências formativas pautadas no diálogo, no respeito e na garantia da educação como direito inalienável dos sujeitos.

Por todos estes motivos, o currículo do curso de Pedagogia da PUC Goiás traz as marcas de um projeto popular de educação que valoriza o espaço e o bem público como condição para a garantia dos direitos humanos para crianças, adolescentes, jovens e adultos.

É com base neste princípio que se faz necessário retomar a memória e a trajetória da educação popular como afirmação de que é no e pelo trabalho, na e pela história que o homem se faz homem.

Os objetivos do Simpósio são: 

Garantir que o Simpósio de Educação da Unidade Acadêmico Administrativa de Educação seja um espaço formativo, assim como um componente curricular do curso de Pedagogia;

Assegurar que o Simpósio do Departamento de Educação se constitua como momento de qualificação da trajetória acadêmica dos estudantes;

Reafirmar a Educação Popular como um dos eixos que constituem o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia e

Celebrar marcos históricos importantes na trajetória do EDU, PEC e PPGE que reafirmam sua relevância na formação acadêmica dos estudantes e no espaço institucional da PUC Goiás.

Um comentário em “7° Simpósio “Educação Popular: princípios e práticas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 6 =