Foto: Claudio Vieira /O VALE / Rede Brasil Atual

Pinheirinho comemora vitória parcial

Foto: Claudio Vieira /O VALE / Rede Brasil Atual

Fonte: Correio do Brasil

Com fogos de artifício, gritos de alegria e muita festa, os moradores da ocupação Pinheirinho, em São José dos Campos (SP), comemoraram entusiasmadamente nesta terça-feira (17) a suspensão temporária da reintegração de posse da área em que vivem desde 27 de fevereiro de 2004.

 

A liminar da juíza Roberta Monza Chiari, da Justiça Federal, foi emitida ainda de madrugada e suspendeu determinação da Justiça estadual, emitida em 2011 pela juíza Márcia Loureiro, da 6ª vara civil.

Os trabalhadores tomaram a Estrada do Imperador, com bandeiras. Eles passaram toda a madrugada acordados, apreensivos com a expectativa de entrarem em confronto com a Polícia Militar. A segurança da ocupação era feita por sem-tetos em motos e grupos estrategicamente posicionados.

A PM disponibilizou um efetivo de 1.800 – incluindo homens da Cavalaria e do Canil – para realizar a desocupação. Mas os moradores decidiram resistir e se armaram com instrumentos improvisados como tacape com pregos, escudos feitos com antenas de TV e barril plástico, caneleiras de cano PVC, uma lança com uma coroa de bicicleta e faca na ponta.

Na segunda-feira (16), homens no helicóptero Águia da PM atiraram planfletos sobre a ocupação, anunciando que realizariam a reintegração de posse e dizendo que a Polícia não deseja o enfrentamento.

O terreno de 1 milhão e 300 mil metros quadrado está localizado na zona sul da cidade e pertencia à massa falida da empresa Selecta, do grupo do empresário da área da especulação financeira Naji Nahas. No local vivem cerca de 1.600 famílias que construíram casas, comércios e espaços de convivência. Os ocupantes receberam apoio de centrais sindicais, movimentos sociais e estudantis, do chargista Latuff e dos cantores Emicida e Lurdez da Luz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 4 =