Reunião Ampliada Sudeste

Reunião Ampliada do Sudeste, objetivo fortalecer os coletivos estaduais, a região e a Comissão Nacional. Evoluir com as contradições e entender os eixos estratégicos para avançar rumo ao Projeto de Sociedade que queremos.

 

   Dos dias 24 a 26 de janeiro ocorreu a primeira Reunião Ampliada do Sudeste do ano de 2012. Praticamente 3 educadores (as) representando cada estado estiveram reunidos em Ubú-Anchieta/ES. Sandra Valentim, Heide Boza e Isabela Pasini(ES), Alan Benelli, Luana Castelli e Fabiana Ivo (SP), Andrea dos Santos, Marlicéia Gonzaga e Roseli Augusto(MG) , Cris Ribeiro e Gildo Bernardo (RJ). Willian Bonfim do Talher Nacional também esteve acompanhando e contribuindo com o encontro. Infelizmente a Charlene Paula do Rio não conseguiu chegar a tempo no aeroporto por conta das famosas obras de desafogamento do trânsito para a Copa do mundo 2014.

   Na mística de início dos diálogos resgatamos histórias, coletivos, comunidades e pessoas que estão em constante luta por direitos humanos. (ressaltando as atrocidades do Pinheirinho)

   Em seguida socializamos avaliações, dificuldades e um balanço do ano de 2011. Na perspectiva de fortalecer a articulação da região e o trabalho de educação popular. Reconheceu-se a importância do aprofundamento na metodologia da educação popular e avançar rumo a eixos estratégicos. Os quais deveremos entender e definir para facilitar o debate nacionalmente.

   Temas como Gestão e Organicidade da Recid são os mais dialogados, na busca de compreender os processos históricos e a dimensão de se articular nacionalmente na rede “pé dentro e pé fora”. Existe a necessidade de enfrentar as contradições e aprofundar o Projeto Popular para o Brasil e o Projeto Político Pedagógico.

   Sobre a Comissão Nacional a região avançou muito sobre este espaço. O “Pé Fora” da rede ainda precisa ser entendido e fortalecido. Reconheceu-se que a falta de consolidação das equipes estaduais, dificulta a ação de lutas concretas e consequentemente se reflete na representação na Comissão Nacional. Não há a cultura de articulação e fortalecimento do Sudeste, precisamos avanças no fluxo de informação, integrar mais a região e assim fortalecer os representantes na CN.

   Portanto um bom encaminhamento da região e que será definido na próxima Reunião Ampliada Sudeste é sobre a metodologia de representação da Comissão Nacional no Sudeste. É importante que os 4 estados estejam envolvidos mais diretamente neste espaço, e que os representantes acompanhem toda a nova etapa do Plano Nacional de Formação, o próximo triênio 2012 á 2014. Cada estado indicará um nome, estes 4 nomes serão legitimados no Encontro Macro e definidos quais serão os titulares. Estes que após 1 ano e meio se tornarão suplentes, para garantir a maior participação nesta representação. Entendendo que a suplência tem o papel de ser o educador(a) de referência do estado e tem que garantir participação nas discussões e substituir o titular quando necessário.

   Esta próxima Reunião Ampliada será de 27 á 29 de fevereiro, com a participação de todos os educadores(as) que estarão no Encontro Nacional. Ainda não sabemos se será em Minas ou no Espírito Santo. Rio de Janeiro nem pensar! Grandes especulações turísticas e o estado ainda está tentando se resolver com relação a Entidade Âncora estadual.

   Tivemos um tempinho para colocar o pé na areia e sentir a água gelada da Praia da Sereia. Tudo para ver se dava uma esfriada no papo de gestão nacional, existem grandes dificuldades, principalmente de comunicação/diálogo.

   E por fim a Poesia transformada em rima, misturada com o samba do pandeiro concluíram o nosso encontro:

“ NO POVO MEU POEMA ESTÁ MADURO COMO O SOL

NA GARGANTA DO FUTURO…”

Alan Benelli, Cristina Ribeiro e Luana castelli

Um comentário em “Reunião Ampliada Sudeste

  1. Que 2012 traga bons fluidos a todos e todas empenhados nesta jornada de luta pelo poder popular.
    Muita luz, saúde e alegria a Recid Sudeste e aos outros estados deste país continente.
    Inté saudoso,
    Sãozinha – BH.MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 1 =