1º de Maio: ato na Ocupação Eliana Silva faz homenagem aos trabalhadores

O 1º de Maio foi um dia especial para a Ocupação Eliana Silva. Já são 11 dias em que as famílias encontram-se acampadas no local, enfrentando inúmeras privações e renovando as esperanças a cada dia.

Aproveitando o Dia Internacional dos Trabalhadores, várias entidades sindicais e organizações promoveram um ato político. O ato começou logo após a assembleia geral dos moradores, e que reuniu várias lideranças sindicais.
O ato iniciou com a execução do hino A Internacional e a leitura do manifesto do PCR para todos os moradores da ocupação. Renato Campos Amaral falou em nome do Sindmassas – Contagem e como coordenador do MLC em Minas Gerais, destacando a importância da organização dos trabalhadores e a luta da classe operária no Brasil e no mundo em defesa de seus direitos e garantias sociais. Em seguida foi a vez de Glauber Ataíde, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Informática e Processamento de Dados (Sindados-MG), que ressaltou as lutas históricas dos trabalhadores e do 1º de Maio como data significativa para os trabalhadores, ressaltando a luta pela redução da jornada de trabalho que levou às manifestações e enfrentamentos em Chicago, EUA. Jobert falou representando o Sindeletro MG e denunciou as mortes dos trabalhadores da Cemig a cada 45 dias por causa das péssimas condições de trabalho na empresa, fruto da precarização e da política de terceirização adotada pelo governo neoliberal de Anastasia. A juventude também teve seu espaço. Matheus Malta falou em nome da UJR e destacou a luta da juventude pelo primeiro emprego e por salários dignos para os jovens trabalhadores.
Em nome do Partido Comunista Revolucionário falou Fernando Alves, reafirmando a necessidade das lutas dos trabalhadores no 1º de Maio em todo o mundo, a luta pelo socialismo e pela libertação dos trabalhadores da escravidão capitalista.
Dirlene Marques, em nome do Fórum Social Mineiro utilizou a palavra para reforçar o apoio dos movimentos sociais à Ocupação Eliana Silva.
Todos fizeram questão de afirmar a luta pela moradia, a força da unidade dos trabalhadores e defender o aumento da rede de solidariedade para o MLB e a Ocupação Eliana Silva.

Um comentário em “1º de Maio: ato na Ocupação Eliana Silva faz homenagem aos trabalhadores

  1. A moradia além de ser um direito do cidadão, é também uma necessidade. ter uma vida dígna e ser respeitado pelo governo e pela sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 5 =