2º Reunião Ampliada com os Movimentos Populares de Goiás

‘Discute a necessidade de assumirmos na nossa luta cotidiana um discurso classista, como também potencializarmos o fora Marconi para além do discurso moralista. ‘

No planejamento da Rede de Educação Cidadã – Goiás (Recid-GO), que aconteceu em fevereiro de 2012, foi deliberado como prioridade estratégica articular as organizações populares em torno da discussão da construção do Projeto Popular para Goiás.

Na primeira roda de conversa dos Movimentos Sociais, que aconteceu no dia 14 de abril, foram apontados 06 eixos de lutas comuns à classe trabalhadora: A luta contra a aprovação do Novo código Florestal; Luta contra a privatização da Saúde; Luta contra o descaso com a educação pública no estado; A luta pela Reforma Agrária; A luta pela democratização dos meios de comunicação; A luta por Reforma Política; Fora Marconi/Demóstenes e por novas eleições. Eixos de luta que motivaram a segunda Roda de Conversa.

Na segunda Roda de Conversa, que aconteceu na ultima sexta-feira (11/05), com a participação de 20 organizações populares de Goiás, avançou a discussão dos eixos, relacionado-os com a conjuntura, bem como com a proposta de construção de uma pauta mínima que consiga unificar as lutas da classe trabalhadora em uma frente única para construção do projeto popular para o Estado de Goiás.

A reunião começou com a apresentação do vídeo ‘Maio nosso maio’ segue link (http://vimeo.com/23105830) que mostra a história do dia do trabalhador/a, fazendo uma reflexão sobre o seu real significado.

As organizações foram instigadas a refletir e escrever sobre os limites e desafios da conjuntura na ótica da classe trabalhadora e sua concepção de projeto popular. Na partilha, foram levantados vários desafios e inquietações: Recuperar o conceito da classe trabalhadora; o enfrentamento ao sistema capitalista; Disputa em torno do orçamento; protagonismo popular; Organização da classe – formação/organização/luta; liberdade e autonomia sindical; e a superação da fragmentação da classe trabalhadora com vista à superação das desigualdades.

Vivemos uma conjuntura difícil de crises e fragmentação, precisamos compreender as mudanças que o Brasil passou no último período, bem como as contradições da história recente, “parte da esquerda hoje acredita que pode humanizar o capital’ (Frei Marcos). No entanto, lutamos pela superação das desigualdades sociais.

Potencializar o Fora Marconi para além do discurso anticorrupção – COM RECORTE DE CLASSE

A partir desses desafios da conjuntura as organizações presentes apontaram o movimento Fora Marconi como prioridade. A proposta é participar e qualificar com recorte de classe as mobilizações pelo Fora Marconi que vem acontecendo de maneira quase espontânea e sem nenhuma direção e com o discurso moralista político, mas é fundamental as organizações populares estarem nesse movimento fluído, levando as pautas da classe para as ruas como a criminalização da pobreza, a luta e descaso da educação,

“É incrível como os movimentos populares e a esquerda goiana de uma forma em geral tem acompanhado com apatia essas mobilizações, os caras estão auto se destruindo, abriu-se uma oportunidade que já mais imaginaríamos em séculos e temos vacilado em afundar os caras”. (Zelito – Terra Livre)

Discutiu-se a necessidade de ocupar esse espaço, pautando o porquê queremos o fora Marconi.

“Queremos o fora Marconi pela privatização dos bens públicos, por não ter uma política de apoio agricultura familiar e camponesa no estado, pela política de segurança pública de criminalização da pobreza e dos movimentos populares, pelo sucateamento da educação entre outros” ( Ana Lúcia – Eldorado dos Carajás).

Encaminhamentos:

• Elaboração de um texto: Por que queremos o fora Marconi? O que a corrupção leva de prejuízo à população? (retomando os eixos da primeira reunião: saúde, educação, transporte, segurança pública, reforma agrária e urbana…) e distribuí-lo nas próximas mobilizações;

• Potencializar e incentivar a criação de fóruns e comitês populares pelo Fora Marconi,

• Encontro de formação sobre concepção de projeto popular e luta de classes, no dia 30 de junho, local a definir;

• 3ª Roda de Conversa dos Movimentos Populares de Goiás, acontecerá no dia 30 de Maio ás 18h30 na CAJU.

Goiânia, 11 de maio de 2012.

Rede de Educação Cidadã

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 9 =