Carta Pedagógica Roraima (06/2012)

Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós – água mole pedra dura tanto bate até que fura.

 

Viva o patrono da Educação brasileira! PAULO FREIRE! Viva a Educação Popular freireana! Viva! nós!!!!!.

 

 

Nesse período, os pingos de chuva são constantes, o calor do sol ardente ao mesmo instante, que faz o nosso clima seco e úmido, deixando roraimenses e Roraimados ofegantes. Mais não deixa a Recid Roraima distante de seus compromissos, que é o mais importante.

No trimestre: de Abril, Maio e Junho, realizamos o fechamento das trinta oficinas que restava das demandas de 2011; partilhamos compromissos com outros movimentos sociais parceiros da Rede; participamos do curso de formação em Economia Solidária, promovido pelo Centro de Formação de Formadores em Economia Solidária – CFES – além de assumir algumas tarefas como parceria da atividade, principalmente a tarefa das místicas, dinâmicas e outras, no curso interagimos com um numero de 42 participantes direto entre indígenas, representantes de empreendimentos de economia solidária, Associações, Cooperativas e representantes de outros Estados do Norte; foram três dias de formação – ministrado pelo Professor Farid da UFPA/Pará – os conteúdos trabalhados foram ricos, e o resultado positivo – destacando-se o aprendizado na construção dos trabalhos de grupos, debates, e nas apresentações dos trabalhos – o CFES está de parabéns. Cada vez mais nos convencemos que, para haver mudança no que diz a respeito transformação social, o primeiro passo é a Educação Popular libertadora, somente esse modelo educativo pode articular e ajudar a tirar todas as dúvidas que existe em cada uma/um de nós – daquilo que podemos ou não exigir, buscar e se empoderar de fato e de direito do que é nosso enquanto ser humano, principalmente o que já está garantido por Lei.

A Recid/RR, também exerceu com garra e responsabilidade o protagonismo da Educação Popular libertadora freireana, desempenhando o seu papel nas discussões do processo político e pedagógico dentro da construção do Comitê Roraima Rio+20, o qual trabalhou a partir da primeira quinzena de Novembro de 2011, a organização do Seminário preparatório, com intuito de fortalecer as/os participantes nas discussões dentro da cúpula dos povos na  Conferencia da ONU – Rio + 20, e assim permanecer fortalecendo os trabalhos de base. O seminário preparatório Roraima Rio + 20, foi realizado nos dias, 28, 29 e 30 de Abril, com a participação bem representativa: dos segmentos: Indígenas, Urbanos, Mulher, Juventude e Rural. A previsão seria se trabalhar com duzentos, pessoas – a expectativa foi superada.

A Recid também superou a sua expectativa quebrando o modelo hegemônico e arcaico de alguns movimentos sociais e entidades dentro da atividade: (Seminário Rio + 20), que ainda centralizam o fazer, não deixando que parceiros e parceiras se destaquem no processo. Então a Recid trabalhou essa questão inserindo a mística que garantiu a valorização de todas as parcerias envolvidas como protagonistas; a Recid também contribuiu como facilitadora nos quatros Eixos, junto com o Movimento Nós Existimos, Central Única dos Trabalhadores – CUT e Movimento de Mulheres Camponesas – MMC – ressaltamos que, o MMC, foi contemplado pela mídia local como melhor destaque na apresentação do painel.

Na caminhada cotidiana, a Recid/RR atuou dentro dos seguintes Seminários: de apresentação e discussão sobre recursos existentes para a Agricultura Familiar e Pesca – promovido pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA; Seminário dos agricultores/as, com apresentação do projeto da CÁRITAS – neste foram os próprios agricultores/as que apresentaram todo o processo da atividade, obs.: isto para a Educação Popular é um avanço – ver que o protagonismo do/a cidadão/ã está fluindo na base. A Recid participou também do Projeto de Cartografia sobre a violação dos direitos dos indígenas de Boa Vista/Roraima; trabalhou no III Congresso da juventude indígena da terra indígena são Marcos com o seguinte tema: saúde publica e resgate da medicina tradicional – promovido pela Pastoral Indigenista. Neste evento os participantes não indígenas, foram: os Diocesanos: Padre Henry Dunn – responsável pela a atividade, Padre Marnécio, o Seminarista Edpo e a Educadora Popular da Recid: Maria Lídia Ribeiro de Vasconcelos

A classe jovem da Recid/RR está se destacando positivamente no processo de construção do novo – estão articulados com a juventude da Central Única dos Trabalhadores – CUT; alguns estão dentro da Pastoral da Juventude – PJ, estão articulados com a juventude indígena Universitária, do curso de Gestão Territorial Indígena, do Instituto Insikiran da Universidade Federal de Roraima – UFRR; outras/os participaram com 100% de presença do Seminário preparatório Rio+20.

JUVENTUDE

A juventude da Recid/RR, está protagonizando, desenvolvendo seu aprendizado no fazer. Os jovens estão se organizando, levando formação para base de acordo com temas trabalhados nas formações pedagógicas que a Recid oferece. Estão levando formação para aquelas/es que, não participam diretamente de todas as formações, por um motivo ou outro – destacamos aqui alguns jovens Educadores: Nimeyara Jô da Silva, Rayssa Laura de Vasconcelos Araújo – representantes da Recid; Izaquiani Rodrigues e Angélica Ribeiro da Silva – representantes do MMC, Delmiro José Carvalho Freitas e Ruteneia – representantes da CUT, como líderes e representantes da juventude tanto de suas entidades quanto da Recid dentro da construção e da fundação do fórum da juventude  – são eles que estão ativamente nas articulações: política pedagógica da Rede; se aprimorando sobre políticas publicas para juventude, e em outras discussões socioeconômica e cultural no Estado local.

 

DAS ARTICULAÇÔES:

Graças a parceria com o Movimento de Mulheres Camponesas – MMC –a Recid/RR foi escolhida como a entidade de referencia, para referendar o Movimento de Mulheres Camponesas – MMC no projeto. E foi inserida para dentro do MMC para responder com voz e voto nas atividades do mesmo no âmbito estadual e Nacional, a partir da execução do referido projeto.

A Recid/RR está fortalecendo o intercâmbio com o Fórum da Criança e do Adolescente – Fórum DCA, trabalhando sobre o combate da gravidez precoce, o alcoolismo e outras drogas lícitas e ilícitas que está exterminando a juventude e Adolescentes – além da formação política com o tema: fé e política.

 

DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS NO ADITIVO de 2012:

Estamos com o compromisso de realizarmos:

56 oficinas

05 Encontros Intermunicipais

07 Encontros de formação pedagógica para o coletivo

01 Reunião ampliada Regional

 

Das 56 oficinas, já foram realizadas 26, restam 30 oficinas a serem realizadas até o mês de Novembro de 2012.

Já realizamos dois Encontros Pedagógicos – restam 05 Encontros a serem realizados até Novembro de 2012.

Dos 05 Intermunicipais, o primeiro está para ser realizado nos dias, 20, 21 e 22 de Julho. Quanto à realização da Reunião Ampliada, esta será realizada nos dias17 a 19 de Agosto – ressaltamos que já estamos na fase dos orçamentos e escolha do local onde será realizada a referida atividade.

 

A RECID RORAIMA NA CUPULA DOS POVOS X Rio + 20.

A RECID/RR, não superou as expectativas esperada dentro da cúpula dos povos, na atividade: Rio + 20 – Conferencia da ONU. Apesar da Rede Brasil,
ter feito a abertura das atividades, com uma roda de Ciranda, boi-bumbá, samba, forró, Carimbó, e a apresentação de algumas falas, na linha de trabalho e demonstração de algumas experiências concretas: DENUNCIAR: o modelo de desenvolvimento predatório nos Biomas brasileiros; ANUNCIAR a práticas e aprendizados que apontam para um novo modelo de convivência a partir dos parâmetros de sustentabilidade e respeito à sociobiodivesidade na Amazônia, cerrado e biomas brasileiros. A forma de os Estados apresentarem foi criativa: com teatro e outras modalidades culturais – esse gesto atraiu participantes de outros seguimentos, e populares que por ali passavam, e por fim entravam na Roda da atividade Recidiana. As falas tanto do Ministro da Secretaria Geral da Presidência da Republica o Senhor, (Gilberto Carvalho); da Presidente Nacional do CONSEA: a Senhora: (Maria. Emília), e do Teólogo Sr.(Marcelo), foram muito boas, cada um fez a sua reflexão de acordo com que se esperava para nortear e dar mais visibilidade nos trabalhos que serão desenvolvidos pela Rede de Educação Cidadã no Brasil, a partir das experiências e dos acúmulos adquiridos no processo da Conferencia da ONU.

 

DAS PESPECTIVAS DA RECID/RR PÓS CONFERENCIA RIO + 20

Mesmo com variação de assuntos e objetivos discutidos por vários seguimentos sociais e grandes pensadores, que contra põem o modelo hegemônico político administrativo – sentimos que faltou mais organicidade da nossa parte. Roraima não se reuniu no local nem antes e nem durante o evento – haja vista que estavam participando da mesma atividade outros movimentos sociais e entidades que fazem parte da Rede, como: Pastoral Indigenista, CUT, Equipe Itinerante, Movimento de Mulheres Camponesas – MMC e outros: por esse motivo percebemos que perdemos muito em não nos organizarmos por grupos para a participação das grandes plenárias e avaliarmos diariamente o processo para que pudéssemos nos fortalecer mais no dia, dia – mais apesar de tudo isso as expectativas da Recid/RR é garantir a continuidade do trabalho contra a degradação ambiental, trabalhar o Controle Social e o bem viver do ser humano X natureza; reunindo produtos que já foram tirados a partir de plenárias e seminários locais e experiências adquiridas na cúpula dos povos, e também depois de termos acesso ao documento final da Conferencia, podemos continuar o que já começamos há muitos tempos atrás.

 

ENTRE IDAS E VINDAS

A Recid/RR está buscando cumprir a realização dos compromissos destinados e confiados a ela, dentro do período previsto. Agradecida pela confiança depositada nesta Rede, a Recid/RR, compreende cada vez mais o quanto é importante à construção das cartas pedagógicas, são nelas que se encontra o maior número  de produtos para sistematizar as idas e vindas dessa Rede no Brasil inteiro, são esses riquíssimos registros das atividades do micro que contribui para a construção de um macro com mais instabilidade.

 

A EVULUÇÃO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS

Passamos pelo Império, vencemos; passamos pelo tempo em que a nossa história fora escrita com pena de aves – modificamos; passamos pela era da caneta de tinteiro, inovamos; na luta passamos pela Ditadura, conquistamos. Com a democracia chegaremos onde queremos chegar, com a tão sonhada pátria livre, fortalecida pela Educação Popular.

 

TODAS/OS! Por um novo Brasil!!!.

 

 

 

Abraço

 

Equipe

RECID-Roraima

 

 

 

 

 

 

 

Boa Vista, 28 de junho de 2012.

Um comentário em “Carta Pedagógica Roraima (06/2012)

  1. ola amigo de Roraima como anda as atividades sinto muita saudade do trabalho que realizamos juntos quando estive ai em Roraima gostaria muito de poder esta com vocês novamente foi uma das melhores experiencias que estive em Roraima uma abraço a todos e que em breve possamos nos encontra novamente.
    saibam que tenho uma grande admiração por este trabalho.
    a todos um forte abraço da companheira Rejane

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 9 =