Recid MS

A Recid MS se reune após dia da indepência

Recid MS

       A Recid MS se reune após dia da indepência para sua reunião Ordinária do Coletivo Ampliado de Coordenação da Rede de Educação Cidadã, do Mato Grosso do Sul.

     A ampliada  acontece hoje (08 de setembro/12), das 07h30 às 17h com o objetivo de “Desenvolver momentos de reflexão-ação-reflexão a partir da temática “Participação Popular e Eleições”, garantindo o diálogo, horizontalidade e a mística da militância entre os diversos movimentos sociais. Assegurar momento de análise e avaliação dos espaços e ações da RECID-MS enquanto sujeito histórico preocupado e comprometido com a mudança social a partir formação de base, denúncia das violações de Direitos humanos e Apoio aos Movimentos Sociais”.A manhã inicia com a acolhida e o café, apresentação das e dos participantes, da programação do dia e a mística que trouxe o video do manifesto no desfile de 07 de setembro ocorrido ontem na região central de Campo Grande. (http://www.midiamax.com/noticias/815234-movimento+grito+excluidos+faz+passeata+campo+grande+foca+criticas+puccinelli.html)

       Sob o tema “Participação popular e eleições”, o grupo tenta entender o significado da participação social, o que é e como se dá. Para isto, refletir sobre o que se considera ser pontos negativos e positivos, é fundamental. O olhar para a realidade, inicia ao identificar  esses pontos. 

Diante disso, o coletivo levanta o seguinte:

Negativo: Debater sobre o tema somente nesse momento; Quando se é parlamentar se tem direitos que normalmente o cidadão comum não tem; Adolescênctes que vão voltar, ainda levam na brincadeira, não se percebe muita consciência; votar por obrigação; Pra ser candidato ter capacidade, se não souber falar se sente oprimido; A distorção do trabalho e consequentemente do voto; Compra de votos; o próprio  processo eleitoral colocado, viciado na eleição de seus representantes; Descrédito a lei da ficha limpa; O horário eleitoral é uma política suja, envolve a família etc; As propostas se tornam promessas; Distorção do que é política, enganação, usurpação de bens comuns para justificar trabalhos políticos.

Positivo: Avanço da Consciência crítica eleitoral, percebido nas rodas de conversa, em debates; Lei da ficha limpa; Ter o direito a escolha; As diversas propostas; Sempre votei porque tinha que votar, então votava em qualquer um; Ter este momento de debate, de diálogo reflexivo sobre esse processo; Neste momento, o coletivo está dividido em dois grupos, com textos: “Participação Popular, controle social e eleições municipais” (Ivo Lesbaupin) e Teorias Recentes da democracia e o Mito Clássico (Carol Pateman), a ideia é que sejam suleadores para o debate em grupo, e enriquecedor para a compreensã coletiva sobre o processo vivido no MS.

      Neste momento, o coletivo está dividido em dois grupos, com textos: “Participação Popular, controle social e eleições municipais” (Ivo Lesbaupin) e Teorias Recentes da democracia e o Mito Clássico (Carol Pateman), a ideia é que sejam suleadores para o debate em grupo, e enriquecedor para a compreensão coletiva sobre o processo vivido no MS.

       A Recid, durante o dia, continua nesta reflexão, no momento de inserção destas informações, algumas questões foram levantadas: Que 7 de setembro é esse, onde não podemos nos manisfestar? Por que tanto policiais numa barreira humana impedindo a passagem da organização popular? O que é independência?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 5 =