GRITO D@S EXCLUÍD@S E RECID 2012

“Poder, Poder… Poder para o Povo, Poder para o Povo, e o Poder do Povo, e o Poder do Povo, Vai nascer o mundo novo, Vai nascer o mundo novo.”

 “Deste dia eu me lembro, este dia eu vivi. E ei de levar em meu coração, os amigos que fiz, as articulações que executei, os debates táticos e estratégicos montados e flexíveis diante da conjuntura. Ainda colocarei em minha bagagem coisas elementares, como o medo, a felicidade a força de agir e construir coletivamente um Grito d@s excluíd@s crítico-popular”.

 Sabemos que dentro da Conjuntura, e da maneira de se organizar, pode ser uma opção tática, servindo como “jeitinho de ser fazer algo” para atingir um outro objetivo considerado mais importante, ou ele pode ser estratégico, visto o atual cenário social-político e eleitoral que se vive em todas as cidades do Brasil, onde o grito como denunciador e mobilizar serve como espaço ainda mais estridente, mostrando a insatisfação, a organização, a unidade e a luta.

Mas mesmo sendo tático ou estratégico, uma coisa importante a se ressaltar é saber que este não é um fim em si mesmo, e se pensarmos dialeticamente, ele seria mais um fim-meio enquanto plano de ação. Um exemplo disso esta nos muitos movimentos sociais do Brasil inteiro que organizam o Grito d@s Excluíd@s cotidianamente, onde até este já se faz um guarda-chuva de unidade nas lutas, mobilizando, articulando em outros momentos não nessa data.

O sentido histórico, político, metodológico e popular do Grito, foram alguns motivos para que no seu X Encontro Nacional, a Rede de Educação Cidadã, o colocasse dentro de um dos seus Eixos de Luta Trienal (5º Eixo: Fortalecimento de Ações que acumulem para Construção do Projeto Popular para o Brasil). Este ao passar pela assembléia não fora questionado, o desafio seria levar para as regiões o significado de nossa participação ao estar com os outros sujeitos históricos no sentido de fortalecer esta a luta popular e nós mesmos dentro desta lógica, expor as empresas, planejamentos das cidades, Estados e da União que afetam negativamente o povo, suas vidas e seus sonhos.

O lema do Grito d@s Excluíd@s Nacionalmente foi “Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda população”. Em Mato Grosso do Sul, o Tribunal Popular da Terra, espaço de articulação dos movimentos sociais que tenta dialogar sobre a unidade dos povos da terra e da cidade puxou o lema regional “Reforma Agrária, Terra, Território e Dignidade”.

Segue vídeo com fotos e filmagem do ato. Veja e Compartilhe essa ideia…

http://www.teatralgrupoderisco.com.br/node/162

Video: http://www.youtube.com/watch?v=CORBO85BLiI&feature=share

“Aos esfarrapados do mundo, e aos que neles se descobrem e,

assim descobrindo-se, com eles sofrem, mas sobretudo,

Com eles LUTAM”

Paulo Freire

 

Equipe Recid MS (Robson Souza)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 4 =