Grupo de Teatro formado por jovens camponeses estudam e encenam obra de Bertolt Brecht

No semiárido sergipano, no município de Poço Redondo o Grupo de Teatro Raízes Nordestinas, formado por jovens das comunidades camponesas Maranduba e QueimadaS fazem processo de estudo sobre o teatro do autor alemão de Bertolt Brecht e inicia trabalho de produçãoencenação de uma adaptação da obra “A Exceção e a Regra” de Brecht. O trabalho está sendo iniciado neste mês de outubro e segue até o mês de janeiro de 2013, quando acontecerá a estreia da peça durante a semana de teatro que pela primeira vez será realizada no município de Poço Redondo pelo grupo.

 

 

O trabalho será assessorado e dirigido por Eduardo Montagnari, sociólogo, professor universitário aposentado, cantor, compositor e especialista no teatro de Brecht. Eduardo, sempre dividiu seu oficio de sociólogo com trabalhos de direção teatral, quase sempre encenando peças do dramaturgo Bertolt Brecht. Tem se colocado a disposição dos grupos que buscam fazer teatro Brechtano. Hoje mora no estado do Paraná. Esteve no semiárido sergipano em 1974 quando participou do documentário “O Ultimo Dia de Lampião”.

“Para nós do grupo Raízes, este trabalho é bastante importante, necessário e sonhado para que possa fortalecer os ideais artísticos e políticos do grupo, já que o teatro Brechtano é um teatro épico da classe trabalhadora”. Comenta, Jacqueline Araújo – atrizmilitante do MPA.

Um pouco mais sobre o Grupo Raízes Nordestinas

O grupo Raízes Nordestinas há doze anos busca faz da arte uma importante ferramenta de luta popular. A compreensão política construída pelo grupo, no que se refere ao papel da arte, faz com que o grupo hoje se constitua como uma importante referencia no trabalho artístico e cultural protagonizado pela juventude. O exemplo do Raízes tem inspirado o nascimentos de outros grupos de teatro no estado.

Hoje, vários jovens que integram o grupo são também militantes do MPA – Movimento dos Pequenos Agricultores, historicamente dedicam-se a tarefas da juventude camponesa. Na cultura popular e na arte teatral está a motivação inicial para o nascimento do grupo.

Através da arte nas suas diversas formas, informações e debates de temas importantes que geram conhecimentos para população são levados às comunidades camponesas e as ruas das cidades. As atividades incorporadas à perspectiva da agitação e propaganda: grafites, teatro do oprimido, cinema na rua, produção de vídeos documentários, programas de radio, poesias. Assim por exemplo, a Campanha Contra o uso dos Agrotóxicos e pela Vida, tem sido trabalhada.

Nessa caminhada varias conquistas da juventude que possibilitam a efetivação de ações importantes no campo da arte e da cultura popular. No município de Poço Redondo, está sendo realizado: *Construção de um espaço cultural (Teatro Raízes Nordestinas) que será inaugurado no mês de dezembro; *Escola de musica com aulas de sanfona, violão, flauta, percussão, teclado e canto coral; *Cursos de teatro e atividades gerais de agitação e propaganda permanentes… Em setembro realizou a II Mostra de Cultura Popular do Sertão Sergipano em homenagem ao Rei do Baião Luiz Gonzaga pelo seu centenário…

Depoimentos:

“Compreendemos que a partir do trabalho artístico-cultural contribuímos com o processo de organização e de formação política da juventude, e nessa caminhada vamos afirmando dimensões importantes de um projeto de vida no campo, que para nós do MPA é o plano camponês que expressa a nossa luta, resistência e afirmação de nossa identidade”.
Comenta, Euziane Rafael

“O nosso trabalho é feito com a clareza dos princípios da educação popular… Nesses últimos anos também temos aprendido muito com a Recid – Rede de Educação Cidadã, ela tem sido nossa parceira na realização de varias atividades aqui no Sertão e no estado, principalmente no trabalho com a juventude”.
Comenta: Silvia Janayna

“Apesar das tantas desgraças oferecidas a nossa juventude, aqui no sertão estamos construindo experiências importantes. Um significativo numero de jovens tem se movido, constrói ensaios daquilo que sonham… Estamos inseridos no Coletivo de Juventude Campo e Cidade que é um importante espaço de articulação e de formação política da juventude dos diversos movimentos.”

Comenta: José Messias

“Depois que começamos a participar do MPA, construímos a clareza de que as atividades e lutas da juventude precisam assumir uma posição clara de luta de classe… Nós
precisamos saber da força da nossa arte para com ela favorecer ao projeto de sociedade que queremos construir. Só a formação política dentro de um movimento é capaz de nos dá essa clareza para entender o que é somar forças, juntar sonhos, ver horizontes, sem ver isso a juventude não segue com o animo e esperança necessária para construir o novo”.
Comenta: Ramielli Silva

Nós somos MPA!
O Raízes em Poesia
Ramielle Rafael e Rafaela Alves – 2012

Aos companheiros de luta
Em versos quero falar
Sobre o Raízes Nordestinas
Grupo de teatro popular
Nascido no sertão de Sergipe

Em dezesseis de setembro
Numa tarde ensolarada
No ano de 2001
A decisão foi tomada
Que aquela primeira paca
Já seria apresentada

Muito mais de trinta peças
Sobre as coisas do sertão
Agroecologia, cultura
Luta de classe e educação
Alem das danças folclóricas
Presentes na região

Quarenta jovens camponeses
De Maranduba e Queimadas
Lutam por sua afirmação
Não deixam a sua jornada
Transformação não é sonho
Na ação é representada

Em diversos municípios
O grupo se apresentou
Pra fora do nosso estado
Sua mensagem levou
Raízes Nordestinas
No Nordeste se firmou

O Raízes hoje estuda
Lampião e o conselheiro
Zumbi e o nosso Che
Caio Prado e Paulo Freire
Fundamenta a sua luta
Fortalece os seus desejos

Pra manter o seu trabalho
Crianças e adolescentes
Jovens hoje em marcha
Compõe a sua frente
Se lutar não e crime
Gostamos de formar gente

Hoje a tarefa nos parece
Mais difícil que outrora
Pois quem caminha conhece
O movimento da história
E conhecendo não pode
Olhar e ficar de fora

A consciência política
Traz tarefa e necessidade
De fazer com nossas mãos
A arte tão sonhada
Que acumula e encaminha
Ao socialismo nossa chegada

Se um dia pareceu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 3 =