Movimento realiza Fórum Social Comum para a Paz

No marco das negociações entre governo e Farc, movimento popular realiza Fórum Social Comum para a Paz

No próximo dia 15 acontece em Bogotá, na Praça de Bolívar, Colômbia, o “Fórum Social Comum para a Paz com Justiça Social”, promovido pelo movimento popular. O evento quer se transformar em um espaço para tratar dos elementos centrais da agenda social comum para a paz por meio da exposição dos avanços conquistados em diferentes encontros realizados pelo movimento em Barranca, Cali, Caloto e Bogotá, além de gerar discussões sobre assuntos centrais na dinâmica do conflito que assombra o país há cerca de 50 anos.

A iniciativa se insere no contexto das negociações de paz que estão acontecendo desde o mês passado entre o governo, do qual está à frente Juan Manuel Santos, e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Assim, acreditando que a agenda de paz é uma agenda do país e “não um simples silenciamento dos fuzis”, ou mesmo uma agenda de propriedade dos que estão participando diretamente das negociações, foi que se planejou o “Fórum Social Comum para a Paz com Justiça Social”, de modo a mostrar que o movimento popular está ocupando seu lugar no cenário de paz que se abre no país.

Além de definir os conteúdos e as estratégias da agenda social comum para a paz, o Fórum será um momento de socializar os avanços obtidos no Encontro Nacional de Comunidades Indígenas, campesinas e afrodescendentes pela terra e paz, no Congresso Nacional de terras, territórios e soberanias, na Minga pela vida, o território e a paz, no Seminário Político preparatório do Congresso Nacional para a paz e no Encontro Nacional de Unidade Popular, eventos realizados em Barranca, Cali, Caloto e Bogotá.

A programação do Fórum Social prevê, no primeiro momento, a apresentação e instalação do evento, seguida por um painel sobre ‘modelo econômico neoliberal e locomotoras do desenvolvimento’, com a presença de Jairo Estrada, que falará sobre o modelo de desenvolvimento neoliberal e de Darío Fajardo, que exporá sobre política agrária e desenvolvimento rural. O conteúdo do painel servirá de insumo para momentos posteriores de discussão.

Em um segundo momento da programação, denominado de ‘Conteúdos e rota para uma agenda social comum para a paz’, será feita a apresentação das propostas dos diferentes processos e setores sociais com base nos dois questionamentos: 1. Quais são os eixos da agenda social para a paz? 2. Quais são os elementos de estratégia para a paz? Cada grupo, organização, coletivo ou movimento terá que elaborar previamente suas propostas.

O Fórum Social Comum para a Paz com Justiça Social será encerrado com uma coletiva de imprensa e um ato cultural.

Para mais informações, acesse: http://rutasocialcomunpaz.blogspot.com.br/

Fonte: Adital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 4 =