Escambo Cultural – Negro Olhar

CULTURA, EDUCAÇÃO E CIDADANIA

          O Grupo Cordão de Ouro completou em 2012 seus 45 anos. E ainda comemora todo o trabalho realizado em parceria com a educação. Por todo o mundo são inúmeros jovens e crianças que praticam a capoeira em busca de melhor qualidade de vida e bem-estar. São mais de 90 mil praticantes no grupo.

         No Brasil e no mundo, em diversos núcleos, temos a capoeira infantil, ensinada desde a mais tenra idade, a capoeira especial para pessoas com direitos especiais e milhares de jovens em situação de risco social. Uma proposta na qual a capoeira do Grupo Cordão de Ouro é trabalhada como instrumento de educação e cidadania.

         “A Educação entendida como um processo para o homem fazer-se no mundo e que, possuindo suas raízes no processo cultural, representa um dos meios de aprender a ser, permitindo a (re)criação de conhecimentos, a (re)criação da cultura. Nesse sentido, a Educação, sabemos, não acontece somente institucionalmente na Escola. Esse processo de fazer-se no mundo se desenvolve também fora do contexto escolar, nas relações humanas fundamentadas principalmente na Tradição, onde vivências educacionais, ações educativas, alicerçadas na experiência vivencial, acontecem no encontro, mesmo que casual, entre um Homem ‘mais vivido’ e um ‘não tão vivido assim’…” (Barbieri,  Capoeira: um jeito brasileiro de aprender a ser, 1993, p.13)

          E é assim que a roda ensina. Ensina a lidar com as diferenças, a respeitar as diferenças. Ensina  ao aluno a se conhecer melhor e que o pé atrás da ginga é o mesmo que precisamos na roda da vida. Ensina que saber cair e levantar com dignidade é fundamental para vencer os desafios. Ensina a respeitar os mais velhos e mais experientes. E que precisamos do outro para existir e para jogar a capoeira, portanto nos ensina a viver em sociedade. Prepara para a vida.

Por Equipe Comunicação Escambo Cultural

Um comentário em “Escambo Cultural – Negro Olhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 4 =