cirandaonline

Lançada 1a Etapa do 2o Ciclo da Ciranda Nacional

cirandaonline

Nesta quinta iniciamos oficialmente a parte online da 1a Etapa da Ciranda Nacional da RECID. Com esta etapa iniciamos também o 2o Ciclo da Ciranda, o 1o aconteceu entre 2010 e 2011. Os/as orientadores/as pedagógicos/as de cada estado – pessoas que participaram de cirandas anteriores – tiveram acesso ao sistema desde a semana anterior, para que pudessem verificar/acertar conjuntamente os últimos detalhes. Outras alterações/atualizações continuam em andamento e esperam a participação/colaboração de todos/as.

 

 desenho de pessoas em ciranda

Essa Ciranda não é minha só,
ela é de todos nós, ela é de todas nós...”
Lia de Itamaracá

A primeira semana de formação online será mais tranquila e terá em sua maioria atividades de reconhecimento e apresentação no sistema. Além, claro, do início das leituras recomendadas – que servirão como base para o trabalho presencial desta etapa e serão acompanhados/relatados pelo sistema. Dentre as leituras temos o capítulo “Pesquisa Participante” de Carlos Rodrigues Brandão; capítulos 2 e 3 do livro “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire e o trecho do livro “A busca do Tema Gerador”, de Antonio Fernando Gouvêa Silva.

Alguns estados ainda precisam enviar os nomes dos/das 3 educadores/as escolhidos/as para participar das 4 etapas da Ciranda. O GT da Ciranda, junto com os/as orientadores/as pedagógicos/as e acompanhadores/as prepararam com muito carinho uma programação que inclue leituras e atividades – online e presenciais, paralelas – muito motivadoras e interessantes, e que realmente vão fomentar o trabalho de base. Para se aproveitar bem todo este processo é importante haver organização e tempo disponível para leituras, discussões, atividades de campo e retornos.

Alguns coletivos estaduais estão se organizando para multiplicar/compartilhar a formação – atividades, leituras, pesquisas de campo etc – com outros/as educadores/as e voluntários/as dos estados que não foram escolhidos oficialmente para a Ciranda. A proposta é formar grupos de estudo que vão se auto-gerir com relação as atividades a fazer, tempos, retornos/relatos, etc. A idéia é aproveitar o movimento e multiplicar grupos em formação.

Para dar uma olhada no sistema online da Ciranda, acesse: http://www.cirandarecid.org

Para sugestões, dúvidas, comentários… utilize os contatos dos/das orientadores/as de cada estado ou os contatos que se encontram na página inicial do sistema. Aguardamos a participação de todos/as!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 7 =