Governo federal lança Observatório Participativo da Juventude

15.07.2013 – Governo federal lança Observatório Participativo da Juventude

15 de julho de 2013

O governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), da Secretaria-Geral da Presidência da República, lança nesta quarta-feira (17/7), às 10h30, em Brasília, o Participatório – Observatório Participativo da Juventude.

15.07.2013 - Governo federal lança Observatório Participativo da Juventude

Trata-se de um ambiente virtual e interativo, que se propõe estimular a participação, por meio de debates e mobilizações, além de produzir conhecimentos e divulgar conteúdos relacionados às políticas juvenis. A cerimônia de lançamento do Participatório será realizada a partir das 10h30, no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, com a presença do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e da secretária nacional de Juventude, Severine Macedo.

O Portal terá uma dinâmica integrada com as redes sociais e blogs, possibilitando um contanto direto com os jovens a partir dos diálogos que estão ocorrendo nesses outros espaços virtuais. Com a iniciativa, a SNJ pretende promover a ampliar a capacidade de articular o conjunto de ferramentas que viabilizam e potencializam o diálogo com a sociedade civil, em especial, com a juventude brasileira.

Além de estimular a participação e a produção de conhecimentos sobre o segmento, o Participatório pretende se destacar como um ambiente de comunicação e interação entre jovens, gestores, pesquisadores e demais formadores de opinião e articulares das políticas públicas de juventude.

A plataforma do Participatório foi estruturada em três grandes eixos: o Núcleo de Estudos e Pesquisas, que vai reunir as publicações, acervo e articulação do conhecimento sobre a temática juvenil; o Núcleo de Comunicação e Mobilização, responsável pela divulgação de conteúdos nas redes sociais e pelas ações de mobilização presencial; e o Núcleo de Desenvolvimento Digital, responsável pelo desenvolvimento da plataforma virtual. O projeto contou com a parceria das Universidades Federais do Paraná (UFPR) e do Rio de Janeiro (UFRJ).

Pesquisa sobre o perfil da juventude brasileira – Na quinta-feira (18/7), a SNJ apresentará os resultados preliminares de uma pesquisa sobre o perfil da juventude brasileira. O evento será realizado no mesmo auditório, a partir das 9h30. Os dados serão apresentados pelos pesquisadores Gustavo Venturi (USP); Anna Luiza Souto (Instituto Pólis); Regina Novaes (CNPq) e Helena Abramo (SNJ), sob a mediação da secretária Severine Macedo.

Conheça o Participatório: www.participatorio.juventude.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 2 =