UM GUERREIRO DE VOLTA À MÃE TERRA

Por 

Jorge Vieira – Jornalista

Mais um guerreiro de volta à mãe terra. Ao amanhecer, estava estampado na página do facebook uma foto com a informação do falecimento da liderança Xucuru-Kariri, Gecivaldo Ferreira. Segundo informações preliminares, encontrava-se em tratamento no Hospital de Palmeira dos Índios, inicialmente diagnosticado pelo médico de plantão com suspeita de infecção intestinal, onde foi medicado e enviado para casa; em consequência do aumento das dores, foi levado de volta ao Hospital, onde sofreu uma intervenção cirúrgica, que acabou na UTI e no falecimento. Do ponto de vista médico, fica aí a interrogação por que não foi feito imediatamente o exame específico para identificar a real causa do sintoma.
Em quase três décadas de convivência, testemunha-se o grande lutador e defensor dos direitos indígenas, que organizou a associação indígena Xucuru-Kariri, tornou-se militante do Partido dos Trabalhadores (PT), defendeu uma assistência de qualidade da saúde indígena, dirigiu o Conselho Indígena de Saúde Indígena de Alagoas e Sergipe, além de ter dedicado a vida à luta pela demarcação do território tradicional Xucuru-Kariri.
Gecivaldo faz parte de uma geração de guerreiros indígenas que lutou pela garantia dos direitos indígenas, destacando-se o pajé Miguel Celestino, João Tomás Pankararu, Quitéria Celestino, Maninha Xucuru-Kariri e os Xucuru de Ororubá/PE, Xicão e Chico Quelé, como tantos outros que dedicaram suas vidas à defesa dos seus povos.
Em sua trajetória de vida, destacou-se pela sua capacidade política de organização interna e de diálogo com outros grupos indígenas e com a sociedade nacional. De forma coerente com os seus princípios, manteve-se firme na defesa da terra, da saúde, da educação e de projetos de desenvolvimento agrícola. Duas características destacam-se em sua atuação política: o compromisso firme com as causas dos povos indígenas e a habilidade na condução dos conflitos e negociação com os seus interlocutores.
Avaliando a sua história de vida, como esposo dedicado, pai carinhoso e militante dócil, Gecivaldo deixa um legado de experiência para os presentes e para as futuras gerações. No seio familiar, preparou o filho Gecinaldo Xucuru, professor e liderança indígena, para continuar o seu legado. Observa-se que, com o pai ele aprendeu o compromisso com a defesa dos direitos indígenas e a firmeza na retomada da terra, memória que, junto com os seus parentes e aliados, o dará força e habilidade política na condução das lutas Xucuru-Kariri e dos povos indígenas do Brasil.
Os povos indígenas do Brasil perdem um líder, especialmente o povo Xucuru-Kariri, como tantos outros que voltaram para o seio da Mãe Terra, mas ganharam a memória de um herói vencedor e um ente mítico que entra no mundo sagrado da cosmologia espiritual no Reino dos Encantados, de onde irá dirigir e conduzir a vida e as lutas do povo Xucuru-Kariri.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 6 =