Gilson Lucena

Recid Ceará realiza evento em comemoração ao seu aniversário de 10 Anos.

Gilson Lucena

10 da Recid Ceará

 

“O saber da história como possibilidade e não como determinação. O mundo não é. O mundo está sendo. (…) Não sou apenas objeto da História, mas seu sujeito igualmente. No mundo da História, da cultura, da política, constato não para me adaptar, mas para mudar – Paulo Freire – Pedagogia da Autonomia.

A Rede de Educação Cidadã é uma articulação de diversos atores sociais, entidades e movimentos populares do Brasil que assuem solidariamente a missão de realizar um processo sistemático de sensibilização, mobilização e educação popular da população brasileira, principalmente com as famílias em situação de vulnerabilidade social, promovendo o diálogo e a participação ativa na superação da miséria, afirmando um projeto popular, democrático e soberano de nação.

Nascida em 2003 e presente hoje nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal, a Recid, em 2013, portanto, comemora sua primeira década de existência. Nosso ser e fazer reconhece que “o trabalho de base, aquele que se dá no dia a dia com o povo, partindo de sua realidade concreta e de suas necessidades”, é capaz de transformar as estruturas da nossa sociedade, tão injusta e desigual. Temos consciência que precisamos ousar mais, avançar em muitos pontos, mas também que, estes 10 anos, figuram ganhos para a causa popular rumo a construção do nosso horizonte político que é empoderar e povo a partir da mobilização, formação e do enfrentamento contra-hegemônico.      

Neste ano, bastante representativo e simbólico, vivenciamos, em todas as nossas atividades a mística da militância e da esperança dos nossos 10 Anos: Sementes e frutos da Educação Popular.

No estado do Ceará sinergizamos nossas forças, nos dias 06 e 07 de dezembro, no município de Acopiara, fazendo memória as pessoas, utopias e ações que fizeram parte dessa construção (sementes e frutos destes 10 anos) e projetamos os nossos sonhos em direção ao que acreditamos como ideal de nação, de sociedade, os nossos devires (sementes e frutos para nova safra).

Forma 02 dias bem intensos. No dia 06 realizamos no Núcleo de Artes municipal uma Roda de conversa sobre a educação que queremos com representantes da sociedade civil e uma oficina formativa com a juventude sobre Cinema e produção audiovisual com o educador Edinaldo Felipe (Cine Cururu – Fortaleza), que dialogou e capturou
imagens sob a ótica do mesmo tema da roda de conversa (a educação que queremos). Aliás, esse foi o mote de toda a nossa comemoração: qual é mesmo a educação que queremos, em detrimento, mas considerando os avanços da que temos?

Dia 07 realizamos em parceria com o Liceu de Acopiara, a quem agradecemos de pronto, a toda a sua equipe de funcionários, professores, núcleo gestor, grêmio estudantil e demais alunos, várias oficinas temáticas como:

Oficina de Teatro com Dallva Rodrigues/Grupo Cena’s de Teatro de Limoeiro do Norte;

Oficina sobre Juventude: motivação, políticas públicas e poder popular com Wesley Rodrigues/Bote Fé na Juventude/SENAC, Gilson Lucena/Movimento Ceará/Recid e Marconi Dias/Cáritas Diocesana de Iguatu;

Oficina de Produção de Sabonete com Maria/Pastoral da Criança de Cariús;

Oficina sobre Juventude e Negritude – Laelba Batista/Grunec (Tarde);

Oficina de Danças circulares com Jorginho/Movimento de Juventude e;

Oficina de Estaparia em Camisetas com Kadu/ESCUTA.

Cada uma destas oficinas tinha a proposta de produzir, transversalmente ao tema, uma apresentação em agitação e propaganda para compor a noite onde, na ocasião, foi realizada a I Ciranda Estadual de Educação Popular do Ceará no estacionamento do LICEU, que contou as produções das oficinas, falas significativas dos educadores sobre a educação que queremos, exibição do vídeo “Vamos lá fazer o que será” da Recid, apresentações locais como capoeira, teatro, caretas e show artístico.

Foi uma bela festa comemorativa feita a muitas mãos e corações como as de Sônia Taveira (APEOC) Messias Peinheiro (AVAL), Helinho (Sec. de Cultura de Acopiara), Equipe LICEU, educadores da Recid e parceiros (Edinaldo Felipe, Gilson Lucena e Antonio Soares – liberados; Wesley Rodrigues, Marconni Dias, Jorginho, Maria, Kadu, Dallva Rodrigues – educadores voluntários).    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 9 =