Feira de EcoSol de Santa Maria e RECID

Por Rosana e Ângela Souza – Educadoras da RECID-RS

Entre os dias 17 e 20 de julho de 2014 em Santa Maria/RS aconteceu o maior evento de economia solidária da América Latina, a 21ª FEICOOP, momento que culminou com outras atividades que merecem destaque, 10 anos da Feira Latino Americana de Economia Solidária, 14ª Mostra da Biodiversidade, Feira da Agricultura Familiar, 30 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)  e o 10º acampamento do Levante Popular da Juventude, nesse evento estiverem presente educadores da Rede de Educação Cidadã do RS, assim como, a representação da comissão nacional, Gilvan Alves (Recid Maranhão), Maria Zélia Ferraz (Recid Rio de Janeiro) e Marcel Farah (educador acompanhante da Região Sul).

Esse evento reuniu neste ano de 2014, cerca de 240 mil visitantes apontando o crescente do evento a cada ano, sendo um espaço privilegiado de debate acerca das lutas e mobilizações sociais. Nesse contexto, a rede se insere no fomento desses debates, colaborando na organização e coordenação de algumas atividades e no espaço destinado aos movimentos sociais.

Pois a feira é um grande espaço de articulação, debates, trocas de idéias, experiências e problematização das lutas, se coloca como um espaço estratégico de luta nacional e internacional.

Nessa feira, as atividades da RECID começaram  com  um debate acerca do marco de referência de educação popular para as políticas públicas, no  Práxis –coletivo de educação popular, com  a participação  dos educadores da RECID e coordenador e educadores do coletivo, assim como, Pro Reitor de Extensão  e o Pro Reitor de Assuntos Estudantil da Universidade Federal de Santa Maria.

No dia 18 de Julho aconteceu no espaço da feira (lonão autogestão) o debate aberto ao público da feira, o contexto histórico e o objetivo do marco de referência que contou com o representante do Coletivo Práxis e do educador acompanhante da região sul Marcel Farah como facilitadores.

No dia 19 os educadores da Recid promoveram o seminário com o debate sobre plebiscito popular que contou com a participação de educadores de varias regiões do Brasil e da America Latina com intervenções que instigaram o debate destacando a contribuição de Roxana, que partilhou com o grupo sua experiência no processo vivenciado na Bolívia.FEICOOPRECID

A Recid tem a participação no colegiado responsável pela coordenação na feira e na organização dos espaços dos empreendimentos solidários dos movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais.

Nessa construção a RECID procura/objetiva pontuar os princípios pedagógicos da educação popular privilegiando a voz dos movimentos bem como, o contexto de luta de cada um, essa participação da RECID se faz de suma importância pois corrobora  a luta  de uma sociedade justa, participativa e solidaria.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 2 =