TERRA REPARTIDA AGROECOLÓGIA XUKURU-KARIRI

Foto: Gecinaldo Soares

Foto: Gecinaldo Soares

TERRA REPARTIDA AGROECOLÓGIA XUKURU-KARIRI

Quintal agroecológico *

Em área de retomada desde 31 de outubro de 2011, o indígena José Bezerra, em seu quintal produtivo, chegou a colher raízes de macaxeira, que chegaram a medir 1,35 metros de comprimento. O quintal agroecológico vem sendo redescoberto e reconhecido como um agroecossistema complexo de interações de seus componentes e como um espaço de produção agroecológica no entorno da casa. E assim essa tecnologia que se consistiu primeiramente como um exercício de experimentação, tomou consistência no território e o manejo agroecológico do quintal passou a ter um significado cultural, social e econômico para as famílias. Primeiro por tratar do resgate simbólico do Quintal, do arredor de casa, do também chamado “terreiro de dentro”, enquanto espaço enraizado na memória das famílias agricultoras como lugar do acolhimento e da alegria… das conversas entre vizinhos, lugar de significados, lembranças, brincadeiras e festejos. Segundo por evidenciar o trabalho das mulheres que já cultivam nesse espaço suas ervas medicinais, seus canteiros de hortaliças, etc. E por último por reconhecer o quintal como um sistema produtivo gerador de renda familiar, pois as ervas, as hortaliças, as frutas ali produzidas e os animais ali criados, além do consumo familiar têm significativo valor comercial.

 Criação de aves – galinhas caipira

O Coletivo de Produção Agroecológica Integrada Sustentável, organizado, a partir da realização da retomada de uma fazenda inserida no território tradicional Xukuru-Kariri, desde 31 de outubro de 2011, vem desenvolvendo várias atividades de produção de alimentos. Neste caso, destacamos a criação de galinhas caipiras, tendo em vista, os baixos custos dos investimentos e instalações de fácil construção e simples técnica de manejo. Esse sistema de criação é simples, as aves devem ter dietas mistas, compostas de ração balanceada, complementada com produtos da região e pasto de boa qualidade para que possa serem direcionados como alimentação suplementar.

As aves devem ser soltas durante o dia para que possam ciscar, tomar sol, com isto se exercitam, em fim terem uma vida natural e mais saudável. A alimentação vegetal pode suprir até 25% das exigências nutricionais das aves. Os vegetais crescem recebendo a energia do sol, e estão repletos de caroteno, vitaminas, minerais e força vital. As ingestões de gramíneas, leguminosas e outras fontes vegetais fornecem vitaminas e minerais as aves, ajudando na resistência às doenças e modificando a qualidade de seus ovos tornando suas gemas mais vermelhas e ricas em vitamina A.

As instalações, mesmo sendo simples, devem oferecer: conforto ambiental, condições ideais de manejo, proteção contra predadores. A criação alternativa de animais vem a atender uma necessidade cada vez maior de sustentabilidade do sistema produtivo, garantindo a utilização consciente dos recursos naturais e sua preservação para gerações futuras. Além disto, visa o atendimento das necessidades básicas dos animais, governando assim uma política de bem-estar efetiva e fornecimento de um alimento para o consumo dentro dos princípios de saúde e segurança alimentar.

 Texto: Gecinaldo Xukuru Kariri

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 3 =