II Seminário Estadual de Teatro – Boca de Cena

11081009_881077445283141_5619067507843503432_n

Nesta terça-feira (24), o Colegiado Setorial de Teatro, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e a Rede de Educação Cidadã deram início ao II SEMINÁRIO DE TEATRO, que recebe o nome de “BOCA DE CENA”. O objetivo é desenvolver um processo de formação à partir das experiências de artistas locais e da conjuntura cultural de Mato Grosso do Sul e de outras realidades, tendo em vista a organização da luta de classe, identificação dos desafios e aprofundamento do debate em torno de políticas publicas culturais.

O seminário compõe o conjunto de atividades que compreende a semana de comemoração ao dia internacional do teatro e circo. É o segundo ano que se organiza um momento de debate e reflexão quanto a organização da classe teatral, que traz temas importantes para a trajetória e o pensar coletivo. Serão quatro dias em que a classe teatral do estado refletirá sobre a “Organização da Classe Teatral no Brasil – referências e avanços”, “Realidade Local, vivências, processos, e formas de organização”, composição do Colegiado Estadual de Teatro e por último uma roda de conversa com entidades e instituições privadas e públicas sobre os diversos tipos de públicos e espaços.

Não só o envolvimento de diversos sujeitos que atuam na área teatral e que se organizam enquanto classe trabalhadora, assim reconhecida na manhã deste primeiro dia, mas também relacionar e co-responsabilizar os agentes empresariais que atuam na sociedade assim como o Estado, sobre a importância e a necessidade do fomento, difusão e investimento a cultura, sob o ponto de vista de seu papel como o pilar de formação em uma sociedade.

Este ano, além das apresentações teatrais, e o seminário, acrescentou-se a semana “Mostra de Teatro Sul-mato-grossense – Boca de Cena, a exibição de filmes sobre o teatro, que recebe o nome de “Cine Cênico – O Tetro no Cinema”.

De hoje à domingo, serão 18 espetáculos teatrais, 13 pela mostra Boca de Cena, e 05 peças de grupos que somaram a semana e se apresentarão com espetáculos diversos para o fortalecimento da luta travada pelo SOS CULTURA, em Campo Grande.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 6 =