Participação Social e Educação Popular na Pátria Educadora – XIII Encontro Nacional da RECID

​Em meio ao contexto de tantas noticias ruins, resultados de um capitalismo selvagem onde o que vale acima de tudo, é o lucro; desastres ecológicos, vidas de tantos inocentes ceifadas, meaças de perda de direitos conquistados graças a um congresso ultraconservador, enfim… também temos anúncios de que a luta  não pára! São os estudantes secundaristas em São Paulo, a Marcha de Mulheres Negras, as diversas manifestações das mulheres e de todo o povo contra os retrocessos no congresso, lançamento da frente Brasil Popular; encontros de Fé e Política, de Comunidades Eclesiais de Base, da UBES que trouxe em torno de 7 mil estudantes, jovens que sonham e estão na luta. Temos coisas bonitas acontecendo…. Como Paulo Freire dizia, as marchas precisam estar nas ruas e estão.
.
E é nesse clima de comunhão de sonhos, lutas, busca pela unidade, que acontece o XIII Encontro Nacional da RECID – fruto de uma série de encontros e reuniões, que já vêm acontecendo ao longo do ano – nos dias 26 a 28 de novembro, em Brasília.
.
Com momentos de análise de conjuntura, reflexões do movimento e de setores do governo sobre Participação Social e Educação Popular, perspectivas, estratégias entre outros, educadores e educadoras orgânicxs nos estados, e da mesma forma, militantes e representantes também de diferentes movimentos locais e nacionais, vêm “dialogar e construir estratégias comuns sobre participação social e educação popular para formação de consciência crítica frente aos desafios da conjuntura e do fortalecimento da democracia.”
.
Para contribuir com a preparação para o encontro, os/as participantes receberam previamente três materiais de estudo. Dois textos que trazem reflexões em torno da Educação Popular e da Participação Social com foco no lema “Brasil, Pátria Educadora”;  assim como o relatório do seminário que aconteceu nos dias 01 e 02 de setembro também com o mesmo foco (anexos: 1)  EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA PÁTRIA EDUCADORA 1. 2) Pátria Educadora – Gadotti2 3) relatoria-seminario1e2set15 – out.).
.
A todos e todas que virão, e a todos e todas que de alguma forma já partilham ou partilharão deste processo, vamos o buscar o partilhar e o compartilhar da união de nossas bandeiras, da nossa diversidade, nossa cultura e sonhos comuns! Tragam alegria, sorrisos, vontade de participar. Também com este encontro, cada um de nós e todos e todas, asumem conosco o compromisso de ao retornarem pra casa, a partir do que for encaminhado deste encontro, devem ANIMAR o processo no estado.
.
O trabalho popular é coletivo, e a união é contínua. Prosseguimos dia a dia, costurando e animando esta rede, juntxs!

Pós encontro – Sístematização de materiais

Vídeos

Manhã do 2o Dia

Fala de Ricardo Spindola

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 6 =