Sobre a plataforma

Todas as soluções em web necessárias para operar um projeto web estão presentes na plataforma da Rede Livre, que integra diferentes ferramentas e metodologias que fortalecem à gestão do conhecimento. Assim, é possível aplicar estrategicamente as informações organizadas pela equipe para ampliar o alcance das ações realizadas.

Além de prover o website totalmente integrado às redes sociais e mídias digitais, passa a ser rotina contemplar a participação social através de canais diretos de comunicação entre cidadão, organizações e instituições. Mais do que isso, a plataforma permite manter e organizar toda a memória, desde fotos e vídeos até documentos e publicações, além dos contatos e da agenda de eventos. Com o sistema integrado de disparo de e-mails em massa e a possibilidade de mapear dados por satélite, aí está um conjunto completo de ferramentas web!


Primeiro acesso

Existem duas possibilidades para o primeiro acesso a um novo projeto.

  1. Sendo sua primeira vez utilizando a Rede Livre, você receberá um e-mail de confirmação do cadastramento. Nesse caso, siga estes passos: verifique sua Caixa de Entrada e também de Spam e clique na URL de verificação que foi enviada pelo Carteiro Rede Livre. Depois disso, basta clicar na URL presente no e-mail e fazer o login com os dados que você recebeu, como na figura abaixo:
    alt text
  2. Na segunda possibilidade, você já tinha um usuário na Rede Livre, que foi adicionado a outro projeto. Neste caso, apenas faça o login com a senha que você já cadastrou anteriormente.

Alteração da senha

alt text

Entrando no sistema com o seu usuário e senha, você terá acesso a um menu lateral à esquerda com todas as opções de administração. Para já ir se aclimatizando ao ambiente da plataforma, sempre sugiro uma configuração básica: alterar a senha. Para fazer isso, basta acessar a opção Seu perfil, presente dentro do menu Usuários, quase no pé da barra lateral de administração. Lá, será possível preencher seus dados e alterar a senha. Não esqueça de Salvar! Essa primeira configuração é importante para se familiarizar com o painel de controle do site.


Administração do conteúdo e sistemas de gestão do conhecimento:

Notícias (Posts)

alt text

Para alterar textos de uma publicação, basta clicar no menu Posts. Ali você pode visualizar todos, adicionar novos e trabalhar nas categorias e tags (que são taxonomias utilizadas para organizar o conteúdo). Para que apareçam no destaque principal, é preciso acessar a tabela presente em Posts -> Todos os posts e marcar uma caixa de seleção (checkbox), que fica à direita na linha de cada publicação.

Você também pode consultar nossa vídeo aula sobre Publicações ( Posts ): http://youtu.be/ru_ljDg28pE

Páginas

alt text

PostsPara alterar e adicionar novas páginas, basta acessar o menu Páginas, na barra lateral direita da administração da plataforma. Você também pode consultar nossa vídeo aula sobre a criação de novas e a edição de Páginas: http://youtu.be/LjLQkwB3XEI

Menus e barras laterais (Widgets)

alt text

Nessa plataforma dinâmica e customizável, é possível criar e editar diversos elementos nas páginas inicial e internas, além da ordem e dos itens constantes no menu. Defina como será a barra lateral de seu site (e/ou o rodapé, a depender do tema selecionado) através do menu Aparência -> Widgets.

Para editar o menu, basta ir em Aparência -> Menus.

Você também pode consultar nossa vídeo aula sobre Menus e Widgets: http://youtu.be/xQ3qZsA2ncQ

Customização visual do website

alt text

Clicando diretamente na opção de menu administrativo Personalizar, é possível configurar uma série de elementos visuais como a logo do cabeçalho, a cor ou imagem de fundo e o esquema de cores do tema selecionado. Também é possível escolher dentre outros temas, opção disponível através do menu Aparência -> Temas.

EletroWidgets (tema Guarani)

alt text

Para configurar o conteúdo da página principal no tema Guarani, basta visitá-la já tendo realizado o login e então arrastar os elementos presentes no “miolo” do site.

Você pode adicionar novos elementos (que são Widgets especiais), bastando selecioná-los dentre as opções presentes em “Adicionar Widgets”, barra de configurações que fica localizada entre o post em destaque principal e as três colunas disponíveis para os EletroWidgets. Uma vez selecionado, o novo Widget vai aparecer na coluna da esquerda (lembrando que são arrastáveis, portanto é possível posicioná-los livremente). Para editá-los, basta clicar no ícone presente na barra superior de cada um; ali, há dois deles: configurar (à esquerda) e excluir (à direita).

IMPORTANTE: Selecionados e configurados os Widgets, será preciso clicar em Apply para que as modificações sejam salvas e apareçam para os usuários finais.

Gerenciamento de Contatos – Contatos.cc

alt text

Organize informações de contatos de sua rede, ou mesmo mailing de imprensa, através de uma ferramenta que permite a inserção, importação e exportação de dados pessoais e institucionais. Como uma agenda, ele é organizado por regiões e palavras-chave que facilitam a organização, busca, filtro e cruzamento de pessoas por segmento ou quaisquer outros critérios.

Essa ferramenta permite, como uma super-agenda, indexar informações em torno de palavras-chave (como a busca do Google), podendo ser acessada de qualquer dispositivo conectado à Internet. Também é possível importar contatos de planilhas já existentes e exportar para o seu computador uma vez organizados. Clicando em WebContatos no menu, é possível cadastrar e pesquisá-los. Vídeo aula: http://youtu.be/4B9kgLx7f-s

Jaiminho

alt text

Uma vez organizados os seus Contatos, sistema disponível no menu E-mail/SMS realiza o disparo de campanhas segmentadas de e-mails e SMS marketing. Uma vez organizadas no WebContatos, você pode exportar suas listas de e-mails ou telefones para lá, criar uma campanha e disparar! As listas podem ser organizadas por setor, rede ou qualquer outro nicho, atingindo parceiros específicos com a sua mensagem – de acordo com políticas anti-spam.

Vídeo aulas:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=NrsHlGHdha0
  2. http://www.youtube.com/watch?v=rSR1CaFw5rg
  3. http://www.youtube.com/watch?v=2HrBYOqc0vo
  4. http://www.youtube.com/watch?v=5-iUMavqwcA

Georeferenciamento – Mapas de Vista

alt text

Em Itens do Mapa, a tecnologia de georreferenciamento, integrada ao Google Satélite ou ao OpenStreetView (código aberto), possibilita realizar o mapeamento e o cruzamento de informações e dados com a geolocalização via satélite. Assim, é possível cadastrar e visualizar eventos, redes, espaços, contatos, organizações e equipamentos, com descrição, fotos e vídeos de cada um. Vídeo aula: http://youtu.be/hzZ6wKo5jik

Mobilização nas redes sociais

alt text

Os serviços de mobilização de redes sociais, desenvolvidos com foco na divulgação, disseminação e viralização de informações, atuam na aproximação com os usuários por meio do diálogo e da interatividade. Para configurar esta página especial, acesse o menu Mobilize. Lá, pode-se ativar os seguintes recursos:

  • Envie para um amigo – o usuário pode enviar diretamente para o e-mail de até 10 amigos um texto, boletim, newsletter, enfim, qualquer conteúdo cadastrado na administração da página;
  • Coloque um banner no seu site – carregando uma imagem de 250 x 250 px no respectivo campo de administração da página Mobilize, ela será transformada em três versões de um banner. Abaixo de cada um, são disponibilizadas as URLs para compatilhamento e códigos de incorporação;
  • Adesive sua foto – o usuário pode “adesivar” a foto de perfil nas redes sociais, a partir de uma imagem carregada na configuração;
  • Acompanhe as redes sociais – Links para suas redes sociais, promovendo a circulação de informações e potencializando o alcance das redes.

Mobilize-Contribua

alt text

Integrado ao MoIP ( Money over IP ), solução web para pagamentos on-line ( e-commerce ), é possível habilitar até quatro botões de Contribuição no website, cada qual configurável de acordo com tipo de contribuição e valor. Dentro do menu Mobilize, uma vez ativado o plugin Mobilize-Contribua, é possível editar a descrição do campo, de cada botão e alterar o tipo de contribuição (institucional, por projeto ou livre) – além das quantias em si.

O primeiro passo para ativar o Contribua é criar uma conta de negócios no MoIP atrelada ao CNPJ da organização. Não esqueça de clicar na URL de verificação enviada ao e-mail informado no cadastro para concluir a criação da sua conta!

Dentro da conta MoIP, será preciso efetuar o preenchimento completo da configuração “Dados Empresariais”, na aba Meus dados -> Cadastrais. Além disso, habilite a opção de integração HTML, na aba Ferramentas -> Ferramentas disponíveis.

Por fim, é necessário enviar digitalmente ao MoIP alguns documentos para verificar a conta Pessoa Jurídica:

  • CPF e RG (frente e verso) ou CNH (do responsável pela empresa);
  • Comprovante de endereço como contas de água, luz, telefones ou fatura de cartões, com até 60 dias de emissão (a data precisa estar visível), nominais ao titular da conta MoIP, nominais a empresa cadastrada, seus sócios ou com parentesco de 1º grau.
  • Contrato Social (completo), Estatuto Social (completo) ou MEI (cadastro de microempreendedor individual) e comprovante da Receita Federal.

Dentro da própria plataforma, existe um conjunto de soluções para participação e engajamento de cidadãos e grupos organizados, buscando novas formas de relação para o modelo de Democracia Participativa. São elas:

Delibera

alt text

Ferramenta deliberativa que estrutura núcleos permanentes de consulta e assessoramento, sejam temáticos (cultura, educação, tecnologia etc) ou regionais, que necessitam debater, tomar decisões e gerar resoluções. Apresenta, por padrão, relatorias completas de todas as etapas do processo e envia notificações por e-mail, permitindo também a participação por mala direta.

Mais do que uma lista de discussão ou grupo no Facebook, esta plataforma vem sendo utilizada para facilitar e agilizar a troca de conhecimentos, tendo foco na deliberação de temas decisivos por um conjunto pré-definido de participantes ou totalmente aberto ao público.

Para alterar e propor uma nova Pauta, funciona da mesma forma que um Post. Cada pauta é uma discussão dentro do ambiente de participação, sendo que o usuário final pode sugerir novas, opinar, propor encaminhamentos e então votar no que foi proposto. Ao final do processo, sairão resoluções devidamente relatadas que serão o saldo da experiência.

Documentação
1. Instalação
2. Configuração do plugin
3. Criação de pautas
4. Ciclo de vida de uma pauta

Acesse o GitHub do Delibera

Dialogue

alt text

Trata-se de um sistema que viabiliza a abertura de consultas públicas sobre projetos ou ações com o objetivo de colher opiniões e avaliações qualitativas do público interessado em contribuir de forma participativa. As consultas públicas online são abertas, trazendo uma série de informações que visam embasar o entendimento sobre o projeto em questão e oferecem uma forma padronizada de coleta da opinião pública que pode servir como subsídio para tomada de decisões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*