Atualmente, 52 escolas participam do Programa Escolas-Irmãs, envolvendo, aproximadamente, 50 mil alunos. São 18 parcerias entre instituições de ensino dos estados do Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e do Distrito Federal.
Participam do programa instituições com perfis diversos: públicas, privadas, comunitárias, indígenas, quilombolas, de ensino especial e localizadas em acampamentos ou assentamentos rurais.
As atividades desenvolvidas pelas escolas-irmãs podem ser as mais diversas e criativas. O importante é que haja intercâmbio entre elas.
Veja exemplos de como as escolas-irmãs cultivam a parceria:
1) Escola Estadual Indígena Tupi Guarany YWY Piau, de Peruíbe /SP e Colégio COC, de Limeira/SP
Ações Desenvolvidas:
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Preparação de cartilhas de hábitos de higiene e preservação da água;
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Confecção de materiais pedagógicos com material reciclável;
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Campanha para a arrecadação de produtos de higiene;
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Apresentações culturais.
2) Escola Estadual Pestalozzi e Colégio Marista Dom Silvério, de Belo Horizonte/MG
Ações Desenvolvidas:
- Alunos do Colégio Marista oferecem aulas de ballet;
- Passeios e encontros entre professores, alunos e funcionários com atividades de integração;
- Apresentações culturais.
3) Escola Classe São Bartolomeu, de São Sebastião/DF e Casa Thomas Jefferson, de Brasília/DF
Ações Desenvolvidas:
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Campanha para arrecadação de material escolar e produtos de higiene e limpeza;
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Palestra para os alunos com profissionais da área de saúde sobre higiene bucal;
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Contato com Embrapa para manutenção de horta escolar;
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Seminários com os professores sobre relacionamento com alunos;
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Palestra para as merendeiras com profissional da área de nutrição sobre enriquecimento da merenda escolar com casca de alimentos;
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Trocas de mensagens natalinas. Os desenhos ilustraram o cartão de natal da Casa Thomas Jefferson;
4) Escola Municipal Indígena G. Nhembo E A Porá, Bertioga/SP e Instituto Educacional Jardim dos Pequenitos, de Santo André/SP
Ações Desenvolvidas:
- Oficina interativa com os alunos da aldeia;
- Mostra de Arte com a participação de alunos e professores da aldeia;
- Exposição de artesanato com produtos confeccionados pelos alunos e a comunidade indígena;
- Capacitação dos professores;
- Troca de cartas e desenhos entre as crianças;
- Produção de material gráfico com textos e ilustrações dos alunos das duas escolas.