Estudo, realizado pelo Ibope Opinião no ano passado, mostrou que os sindicatos de trabalhadores e os meios de comunicação – jornal, rádio e televisão – estão entre as 10 instituições nacionais consideradas mais confiáveis pela população.
O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou os resultados da pesquisa que revela o grau de confiança dos brasileiros em diferentes instituições.
O estudo, realizado pelo Ibope Opinião no ano passado, mostrou que os sindicatos de trabalhadores e os meios de comunicação – jornal, rádio e televisão – estão entre as 10 instituições nacionais consideradas mais confiáveis pela população. Liderando a lista dos menos confiáveis, estão os políticos: 90% dos brasileiros não confiam neles, segundo a pesquisa.
Outras instituições em que os brasileiros não confiam são partidos políticos (88%), Câmara dos Deputados (81%) e Senado Federal (76%). Entre as instituições em que os brasileiros mais confiam estão médicos (81%), Igreja Católica (71%), Forças Armadas (69%), jornais (63%), engenheiros (61%), televisão (57%), rádios (56%), igrejas evangélicas (53%), sindicatos de trabalhadores (51%) e advogados (48%).
De acordo com os dados da pesquisa, além dos advogados, os sindicatos de trabalhadores são mais confiáveis do que o Poder Judiciário (45%), publicitários (39%), empresários (37%), polícia (35%), Senado Federal (20%), Câmara dos Deputados (15%), partidos políticos (10%) e políticos (8%). O estudo é realizado desde 1989.