Queremos que todos os países que estão reunidos na COP 8 saibam o que pensamos e, especialmente, que estão decidindo o nosso futuro, explicou a estudante americana de ecologia humana Kathleen Tompkins.
Um documento com o objetivo de expressar a opinião dos jovens em relação aostransgênicos foi o resultado da reunião Juventude e a luta contra ostransgênicos que aconteceu nesta segunda-feira (20) no Fórum Global da Sociedade Civil, evento paralelo que acontece nas tendas brancas, por trás do Expotrade, desde o início da Terceira Reunião das Partes sobre o Protocolo de Cartagena de Biossegurança (MOP3), 13 de março, e continuará durante a Oitava Conferência das Partes (COP8) da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) até o próximo dia 31.
Queremos que todos os países que estão reunidos na COP 8 saibam o que pensamos e, especialmente, que estão decidindo o nosso futuro, explicou a estudante americana de ecologia humana Kathleen Tompkins. O manifesto deve ser apresentados nos próximos dias.
A tenda da sociedade civil reuniu jovens de diferentes nacionalidades preocupados, principalmente, com o avanço dos transgênicos e da semente Terminator e com o futuro do meio ambiente. Questões como o agronegócio, os impactos socioambientais das monoculturas, o modelo econômico e a força midiática das grandes empresas foram abordados durante o encontro.
A representante da ONG Associação Alternativa Terrazul, Gabriela Batista, falou da importância dos jovens refletirem sobre como está sendo produzido o que estão consumindo. Para ela, uma alternativa é que os jovens participem cada vez mais das discussões e da luta contra os Organismos Vivos Geneticamente Modificados (OVMs), expressando as suas opiniões. Os jovens devem se organizar e participar politicamente para serem ouvidos pelos que decidem, enfatiza.
A representante do Ministério do Meio Ambiente (MMA) no Conselho Nacional de Juventude (CNJ) ressaltou a importância das discussões da juventude. Ela acrescentou que o MMA está buscando inserir a temática do meio ambiente no Conselho Nacional da Juventude.
Daniele Sallaberry
Assessora de Comunicação do FBOMS / Fórum Global da Sociedade Civil
(51) 8125 8049
=====================================================
FBOMS – Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais
para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento
SCS, Quadra 08, Bloco B-50, Edifício Venâncio 2000,
salas 133/135
Brasília, DF – Brasil
Fone: (61) 3033.5535 ou 3033.5545
www.fboms.org.br