6º Encontro Nacional da Rede de Educação Cidadã acontece em Brasília

De 24 a 28 de abril, um grupo de 100 educadores/as populares de todo o país vai estar em Brasília-DF no 6º Encontro Nacional da Rede de Educação Cidadã. No encontro, haverá a exposição sobre a vida e as idéias de Paulo Freire.

O objetivo deste encontro é avaliar todo o trabalho de mobilização social junto a entidades e movimentos sociais e o processo de educação popular desencadeado junto às famílias em condições de vulnerabilidade social desde o início de 2003, a partir motivação da Assessoria Especial da Presidência da República.

Os limites e avanços das políticas públicas de desenvolvimento social, agrário e de geração de trabalho e renda na perspectiva da economia solidária no Estado Brasileiro serão discutidas em uma mesa, marcada para segunda-feira, dia 24 de abril, a partir das 14h. Já estãõ confirmadas as  presenças do Ministro Patrus Ananias, do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Paul Singer, Secretário Nacional de Economia Solidária; e Marcelo Cardona, secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

“Será um momento importante para, à luz da conjuntura, trocar experiências, avaliar a nossa prática, levantar a nossa realidade, discutir estrategicamente o futuro da Rede, planejar nossas ações e nos capacitar para o trabalho de Mobilização Social e Educação Cidadã”, afirma Ana Gusmão, uma das coordenadoras deste trabalho.

Passados mais de 3 anos desde a articulação inicial da Rede de Educação Cidadã/Talher Nacional, os dados gerais apontam para a consolidação de um trabalho com grande capilaridade nacional e capacidade de aglutinar a sociedade civil, hoje presente em todos os estados brasileiros em mais de 1.100 municípios, com o envolvimento de 50.855 lideranças e educadores populares e a articulação e mobilização de 1.142 entidades, movimentos, igrejas, pastorais sociais, ONGs e sindicatos.

Experiências concretas: Uma infinidade de experiências está surgindo pelo país graças a ação desta Rede, braço direito da mobilização social do Fome Zero, ligada ao Gabinete de Mobilização da Presidência, o que vem se configurando como uma iniciativa inédita: mobilizar a sociedade a partir do Governo.

Entre estas ações é marcante o fortalecimento de fóruns de economia solidária; o estímulo à criação de Conseas municipais; a organização de associações e cooperativas de produção na perspectiva da economia solidária; a fiscalização do Bolsa Família; a criação de núcleos de educação popular com as famílias beneficiadas pelo Fome Zero; e as iniciativas com as rádios comunitárias.

Exposição: Durante os 5 dias de encontro, a exposição Projeto Memória Paulo Freire – Educar para Transformar ficará exposta para que os participantes conheçam as idéias e a prática educacional de Freire. A exposição é composta por 18 painéis e um vídeo sobre a vida de Paulo Freire. Autor de dezenas de livros, Freire sempre focou seu trabalho na perspectiva da “Pedagogia do Oprimido”, síntese de sua concepção humanística e também título de sua obra mais conhecida.

————
Serviço:
O que: 6º Encontro Nacional da Rede de Educação Cidadã
Onde: Brasília-DF – Hotel St. Peter, no Setor de Hoteleiro Sul, Qd. 2, Bl. D
Quando: 24 a 28 de abril de 2006
Informações: Willian Bonfim – Fone: (61) 3411-3899 – [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 3 =