Encontro do Forum de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraiba

 Nos dias 17 e 18 deste mês de agosto na cidade de Campina Grande-PB, foi realizado em parceria com a Rede de Educação Cidadã-PB um encontro Estadual do Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional, onde contou com a presença  de 48 pessoas representantes de mais de 20 entidades da sociedade civil.

 Nos dias 17 e 18 deste mês de agosto na cidade de Campina Grande-PB, foi realizado em parceria com a Rede de Educação Cidadã-PB um encontro Estadual do Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional, onde contou com a presença  de 48 pessoas representantes de mais de 20 entidades da sociedade civil.
 Foi feito o resgate das ações e atividades promovidas pelas entidades, como também  dos   eventos de âmbito nacional e estadual referente  a Política de Segurança Alimentar que aconteceram nestes últimos meses, a exemplo do encontro nacional de SAN em Brasília, o processo de aprovação da LOSAN (Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional), II Encontro Nacional  de Agroecologia realizado nos dias 02 a 06 de junho, no Recife-PE  e o encontro estadual para o controle social do Programa do Leite realizado no mês de maio em João Pessoa  na Paraíba. Através do rodìzio dos grupos nas várias apresentações foi possível às entidades apresentarem várias experiências de sucesso em relação ao acesso a educação, acesso ao trabalho, a renda, acesso à moradia, a terra e a água (temas prioritários do encontro). Estas experiências apresentadas serviram de base para o debater em plenária a respeito da construção da política alimentar e nutricional associadas a estas temáticas.
Ainda nos trabalhos de grupos foi discutido o papel  do Fórum  na promoção da política de SAN, qual o papel das entidades e quais ações prioritárias  que o Fórum possa estar promovendo ou apoiando.
 Dentre algumas orientações e propostas, as mais destacadas foram:

-Estimular a participação das entidades no controle social, envolvendo-as nos conselhos de gestão local e no dialogo com as secretarias municipais que estejam relacionadas e envolvidas com a política de SAN ;

-Fortalecer a campanha contra os alimentos envenenados, denominados como alimento da morte;

-Articular e planejar um trabalho em parceria com as creches e escolas públicas, no sentido de envolver os educadores, funcionários e alunos na discussão e promoção de uma alimentação escolar sadia;

-Aproveitar os espaços de comunicação comunitária (rádios comunitárias e outros…) para divulgar as ações das entidades, como também informar as atividades que estejam acontecendo em relação a política de SAN;

– Realizar encontros e seminários municipais, microrregionais e estaduais com o objetivo de aprofundar e debater questões que contribuam para a preparação da 3ª Conferência Nacional de SAN que irá acontecer em maio de 2007;

– Acompanhar o processo de aprovação da LOSAN no Senado, se possível organizar mobilizações, como também promover estudo sobre o conteúdo da mesma, no sentido de contribuir para a implementação do SISAN.(Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 5 =