A fábrica ocupada Flaskô, localizada em Sumaré, São Paulo, vai realizar uma mostra da fase itinerante do Festival Latinoamericano de la Clase Obrera (Felco), de 23 a 27 de outubro. São cinco dias de exibição gratuita de cinema e vídeo e debates sobre os temas dos filmes, com sessões às 10h e às 20h, na própria fábrica
A fábrica Flaskô tem cerca de 100 trabalhadores e está ocupada e sendo controlada pelos próprios operários há mais de três anos. A mostra itinerante do Felco está sendo divulgada na fábrica e em toda a comunidade. Além da luta em defesa dos postos de trabalho, os trabalhadores da Flaskô estão juntos, há dois anos, com moradores dos bairros vizinhos na ocupação do terreno na área da fábrica. Juntos formam a Vila Operária e Popular, um movimento em defesa da moradia popular, que reúne mais de 200 famílias.
As sessões do Felco já estão gerando expectativa entre integrantes dos movimentos bem como na comunidade. "Acho muito importante [esse evento]. É uma maneira de saber da realidade mesmo. Saber o que é lutar pela moradia e outros direitos", disse Neusa Rossique, do Movimento de Luta por Moradia, da Vila Operária e Popular. Com ajuda de apoiadores será possível montar uma sala com estrutura para exibição dos filmes dentro da fábrica.
endereço:
Flaskô – Sob Controle dos Trabalhadores
Rua 26, nº 300, Pq. Bandeirantes
tel.: 019 – 3864-1106
e-mail: [email protected]