Imagens da Paz – Fortalecendo a Cidadania

Na periferia de Fortaleza, o projeto Imagens da Paz, que formou mais de 60 jovens na área do audiovisual foi o ponta-pé inicial para que a organização não governamental Fábrica de Imagens se tornasse uma das referências da cidade quando o assunto é imagem e ação.

Na periferia de Fortaleza, o projeto Imagens da Paz, que formou mais de 60 jovens na área do audiovisual foi o ponta-pé inicial para que a organização não governamental Fábrica de Imagens se tornasse uma das referências da cidade quando o assunto é imagem e ação. Tendo como eixos, a questão do gênero e da cidadania, o suporte audiovisual serviu para ilustrar vários temas do cotidiano de centenas de estudantes.

Com o projeto Imagens da Paz, que contou com o financiamento do programa Petrobrás Fome Zero, mais de 30 vídeos foram produzidos pelos estudantes, que receberam aulas técnicas de fotografia, roteiro, direção, câmera, edição, montagem e produção, além de oficinas sobre história da arte, do cinema e sobre cinema brasileiro. Tudo isso aliado ao programa já desenvolvido pela ong que contemplava oficinas nas áreas de cidadania, relações de gênero, violência, relações humanas, entre outras.

 "A Fábrica (de Imagens) demonstrou uma confiança nos alunos do projeto Imagens da Paz que acho que nenhuma outra instituição teria. Isso deixa os alunos à vontade para desenvolver o trabalho", ressalta em depoimento ao informativo do projeto, o aluno Luis Carlos, de 19 anos.

 O interessante é que com o projeto, a organização decidiu implantar um Núcleo de Realização em Audiovisual que contou, inclusive, com a participação de alguns dos alunos já na área profissional, uma vez que o projeto também serviu para revelar novos talentos no audiovisual fortalezense.

 Alguns trabalhos chegaram a ser exibidos em festivais locais e nacionais, como a mostra "Olhar do Ceará", dentro da programação do Cine Ceará; e no I e II Festival de Jovens Realizadores do Mercosul, que aconteceram respectivamente, em Vitória e em Fortaleza.

 Mas o projeto não ficou apenas na formação dos mais de 60 alunos. Todas as produções foram exibidas em escolas da rede pública pelos próprios alunos do Imagens da Paz. Segundo dados da Fábrica, entre 2003 e 2004, cerca de 8.000 estudantes assistiram aos vídeos. E em 2005, outros 7.500 formaram a platéia para o resultado do projeto.

 A Fábrica

 A organização não governamental Fábrica de Imagens – Ações Educativas em Gênero e Cidadania, surgiu em 1988, no bairro da Maraponga, em Fortaleza. Tem como missão a promoção da cidadania e igualdade entre os gêneros, utilizando como estratégias para isso a capacitação para o trabalho e renda, capacitação de lideranças e o investimento em arte, cultura, tecnologia e desenvolvimento humano.

 Desde 2002, o audiovisual é o principal instrumento da entidade para atingir as metas citadas acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 1 =