3º Encontro da Região ecoa a voz do Nordeste

À luz do 7º Encontro Nacional da Rede de Educação Cidadã, da caminhada histórica de luta, resistência e sonhos do povo nordestino, aconteceu, de 17 a 21 de Janeiro de 2007, em São José do Mipibú, nas proximidades de Natal, no Rio Grande do Norte, o 3º Encontro da Região Nordeste.

A partir de uma análise de conjuntura histórica e compartilhada, com sete representantes de cada um dos nove estados, nós fizemos das dependências da casa de encontros da Emater-RN tenda de fecunda e acalorada troca de experiências e saberes.

O objetivo do encontro foi o de desenvolver e aprofundar um Projeto Político Pedagógico para a rede e para o Nordeste. A análise de conjuntura histórica foi feita com metodologia participativa. Em forma de carrossel os grupos resgataram os fatos políticos no período de 1930 a 2006.  Subdivididos em intervalos. Assim como no 7º Encontro os grupos foram mistos, com presença de todos os estados em todos os grupos. 

Nas palavras de Olavo, assessor de análise de conjuntura, o Nordeste segue o ritmo do Brasil, onde desvela-se um novo Nordeste e um novo Nordestino. Constatação óbvia a quem ver que também um novo Brasil surge no horizonte que se projeta. Mas não são todos que vêem assim ou acreditam no que vêem, segundo o assessor. Por isso a importância de, com serenidade e convicção, comunicar essa boa notícia.

Para Olavo, depois das eleições, sobretudo dos resultados por elas produzidos, é possível dizer que o Nordeste é, a partir das urnas, a região mais progressista do Brasil. Ele partiu do conceito de progressista de sua geração. Este representa, segundo ele, um forte contraponto às oligarquias, apontando para a gestão democrática, respeito às minorias e busca governar a partir dos interesses dos menos favorecidos socialmente. Gestores públicos que ouvem a sociedade, não incriminam os movimentos sociais e esforçam-se, em fim, para governar para todos.

Reunião da coordenação Nordeste
No dia 17 houve reunião apenas com a coordenação Nordeste, formada com um representante por Estado, com a participação da Raiane Patrício, do Instituto Paulo Freire (IPF) e dos acompanhadores da região, Ana Gusmão, Elias Mattar, Edna e João Santiago. Nesta reunião, o grupo discutiu e aprofundou a concepção de Rede e nosso lugar na construção do Nordeste e do Brasil que queremos. Também serviu para consolidar a proposta ousada do 7º Encontro Nacional no tripé da rede: eixos de ação; organicidade; e sustentabilidade.
O grupo também retomou o texto da sistematização, o capítulo dos limites, avanços e aprendizados. Na busca constante do Projeto Político Pedagógico também aprofundamos a discussão do papel da Comissão Regional discutida desde o 7º Encontro da Rede. Definida no 7º Encontro e encaminhada para os encontros regionais, retomamos os pontos relevantes desta comissão. Qual o seu caráter? Qual a sua missão? Qual é mesmo o perfil dos representantes eleitos?

Depois de calorosa e fecunda discussão, de inúmeras articulações, de ser falada e ouvida a voz profética dos corredores, tudo foi se definido e prevaleceu o bom senso. Sem eleição, sem disputa, sem fragmentação, a rede Nordeste deu uma demonstração de maturidade. Mais do que isso, ficou claro que o modelo de organização sindical, tão forte e importante no pós-ditadura, está ultrapassado. Está em construção outro jeito de organizar a luta. Sem disputas, sem votações que geram subdivisões e, geralmente, enfraquece o todo.

A discussão sobre a comissão foi muito rica e significou um passo adiante na marcha da Rede de Educação Cidadã. A comissão é uma instância de caráter político pedagógico, consultivo e deliberativo. O perfil de seus membros deve ter representatividade da região; ter visão do todo da rede; conheça, respeite e represente o projeto da rede; tenha comunicabilidade, dialogicidade e autocrítica. Definiu-se também que o tempo de gestão será de 2 (dois) anos. Foi notável a contribuição de Raiane Patrício, do IPF, nessa discussão bem o carinho do grupo para com ela. A comissão ficou formada por dois representantes de cada região, garantindo a paridade de gênero e 2 (dois) suplentes. 
 
Agenda de Encontros Estaduais do Nordeste:
 
Estado                           Data                         Situação
Piauí                              09 a 11 de Março   Confirmado
Pernambuco                18 a 22 de Abril      Confirmado
Rio Grande do Norte  31/01 a 04/02         Confirmado
Ceará                            12 a 15/02               Confirmado
Sergipe                         Março                        Previsto
Alagoas                         Não tem data?
Paraíba                         Maio                          Previsto
Bahia                             Março                        Previsto
Maranhão                     Já fez                         Executado
 
Outros eventos:
 Semana da água: de 15 a 22 de Março;
 III conferência de SAN: de 22 a 25 de maio em Fortaleza;
 Próxima reunião da coordenação Nordeste: Março. Definir data e local;
 Aniversário da morte de Paulo Freire: 27 de Maio, 10 anos
 Oficina sobre o orçamento do governo federal: [email protected]
 Divulgação de projetos: www.revistaforum.com.br

João Santiago, Poeta e Militante. É assessor na assessoria especial da presidência da república e acompanha a Rede de Educação Cidadã na região e no Estado do Ceará.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 4 =